IECLB entrega resultado da campanha para a Igreja Luterana no Peru

13/12/2007

1 | 1
Ampliar

 
A diácona Márcia Paixão, vice-reitora das Faculdades EST e professora na área de Diaconia representou a IECLB e outras igrejas da América Latina em visita solidária ao Peru, de 13 a 17 de novembro, em virtude do terremoto ocorrido em agosto passado. Além de conhecer a situação local, ela entregou à Igreja Luterana Evangélica no Peru (ILEP) um cheque com o valor arrecadado na campanha de apoio promovida pela Presidência da nossa Igreja. “Fui muito bem recebida pelo pastor presidente da ILEP, rev. Pedro Bullón, e pelos membros. Em meio a seus afazeres usuais, e mesmo sendo uma igreja pequena (1.100 membros), a ILEP também se ocupa com as famílias que sofreram com o terremoto”, contou Márcia. “Algumas cidades foram mais atingidas do que outras e, como em qualquer lugar onde existem diferenças econômicas, os empobrecidos foram os que mais perderam e os que mais necessitam de auxílio de toda ordem.”


 
Além de visitar grupos e discutir possíveis parcerias entre a ILEP e a IECLB através da EST, Márcia teve a oportunidade de ir até as localidades de San Clemente e Pisco, bastante atingidas pelo terremoto. “Fomos de ônibus, três horas e meia de viagem. Levamos mantimentos para entregar. Descemos na rodoviária e fomos de caminhão até San Clemente. A geografia do lugar é muito triste: o chão é de salitre, nenhuma árvore em toda a extensão da vila, falta água, falta luz, falta comida. Cerca de 3 mil pessoas vivem lá. Como as dificuldades são comuns, uma organização de moradores criou 24 comedouros para que as pessoas pudessem comer. Improvisaram uma barraca e fogo de chão para cozinhar para as famílias que estão ao redor de cada comedouro. Como não há comida suficiente para todos, essa é uma forma de partilhar no coletivo”, disse. Uma das mulheres, liderança local, agradeceu a doação de alimentos e a ajuda financeira prestada pela IELCB.


 
A visita a Pisco aconteceu logo depois. “Ficamos no centro da cidade. Vimos muitas casas e prédios destruídos. A igreja católica, localizada na frente da praça central, ficou apenas com as torres. As 146 pessoas que estavam acompanhando uma missa no momento do terremoto, morreram. Percebe-se que a cidade vai sendo reconstruída aos poucos, pois as perdas foram grandes.”



Ainda relacionado à campanha de solidariedade, o pastor presidente da ILEP, rev. Pedro Bullón encaminhou uma carta ao pastor presidente Walter Altmann, com o seguinte conteúdo:

Lima, 17 de Noviembre Del 2007.

Apreciados hermanos y hermanas em Cristo:

Reciban um cordial saludo em el nombre de nuestro Señor.

Es para nosostros el haber tenido tan grata visita de la diacona Márcia Paixão como enviada oficial de vuestra Iglesia. Agradecemos el gesto de solidariedad a nombre de ustedes y de la Comunión Luterana Latinoamericana. Nuestra Iglesia se compromete a dar el mejor uso posible de estos recursos a favor de aquellas personas que perdieron mucho durante el sismo producido en el Sur de nuestro País em agosto de este año. Nuestras oraciones continúan fortaleciendo nuestro vínculo con el Dios de la Vida. Solo nos resta decir de corazón: Gracias queridos hermanos y hermanas!

Dios bendiga la obra de vuestras manos!

Fraternalmente,

Rev. Pedro a. Bullón Moreano
Pastor presidente da ILEP
  


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 2445
COMUNICAÇÃO
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br