IECLB publica diretrizes teológico-pastorais para atos e diálogos inter-religiosos

24/03/2009

“As orientações aqui contidas atendem dois objetivos: por um lado, os obreiros e as obreiras da IECLB deverão sentir-se animados e animadas a participar de eventos inter-religiosos, observadas as orientações aqui delineadas. Por outro, providenciamos indicações sobre a forma e os limites dentro dos quais essa participação deve acontecer para não dar lugar a mal-entendidos”, diz o texto do posicionamento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) sobre atos e diálogos inter-religiosos, que está sendo liberado pela Presidência da Igreja. “É bom que participem, pois o empenho, inclusive a oração (que partindo de pessoas cristãs é sempre direcionada ao Trino Deus) pela paz, pela justiça social ou outra finalidade visando ao bem de toda a sociedade precisa da colaboração de todos os setores.”

O documento, assinado pelo pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, está organizado em quatro capítulos, elaborados de forma objetiva e didática. O primeiro capítulo descreve situações concretas nas quais surge o desafio de participar de um ato público inter-religioso. Já o segundo descreve o contexto religioso atual em sua pluralidade, que torna necessária a ampla cooperação entre as religiões em prol do bem comum. O terceiro capítulo traz bases bíblicas e teológicas como fundamento da participação evangélico-luterana em atos públicos inter-religiosos. O quarto e último capítulo propõe orientações para a participação concreta em tais atos.

“Esperamos que as reflexões e orientações permitam uma participação tranqüila e significativa em atos públicos inter-religiosos, sem dar lugar a mal-entendidos ou sem deixarmos de lado a nossa base bíblica e confessional”, escreve o pastor presidente Walter Altmann. “Que sejam abençoados pelo ‘Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles; o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria’ (At 14.15-17).”

Leia o texto aqui na íntegra.


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 2554
COMUNICAÇÃO
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br