Igreja de Rio Negro celebra 120 anos e inaugura templo reformado

31/03/2010

1 | 1
Ampliar



Num Culto marcado pela alegria e gratidão a Deus aconteceu no domingo 21/03, às 9h30 a inauguração das obras do Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Negro. Com o objetivo de ampliar o espaço interno para que mais pessoas possam participar das atividades da Igreja e também modernizar o Templo, foi substituído todo o telhado da edificação, feito um novo altar, uma ala subterrânea que será usada para conservar instrumentos do Coral, trocado todo o piso, construído um novo mezanino, trocados os vitrais, assim como instalado um novo sistema de som e iluminação. Foi ainda construída calçada nova com apoio da Prefeitura de Rio Negro e feita a pintura da parte interna e externa da Igreja. A última reforma da Igreja data mais de 50 anos, e o novo projeto dos arquitetos Tassiana Fischer e Pedro Silveira proporcionou ar moderno à construção histórica . Porém, a Comunidade se preocupou em preservar alguns aspectos do Templo, que ajudam a contar a história de Rio Negro. É o caso da torre, construída há 120 anos. De acordo com Antonio Carlos Grossl, Presidente da Comissão de Construção, em dois anos de campanha da reforma “O que a gente sentiu a frente dos trabalhos da construção foi que toda a Comunidade trabalhou unida. Todo mundo se dispôs a colaborar”, destacou Grossl.

Na celebração de inauguração esteve presente o Pastor Sinodal Manfredo Siegle, Presidente do Sínodo Elemer Kroeger, os ex Pastores: João Wunderlich, Horst Baumgarten e Charles Roberto Höpner, Presidente da Comunidade de Rio Negro Silmara Maria W. Cassias Werner, Presidente da Paróquia Leonhard Schlossmacher, representante da Prefeitura de Rio Negro e várias outras autoridades.

Para o Pastor Jairo Menezes dos Santos, este é um momento histórico e de alegria. “Para mim é importante participar junto à liderança da Comunidade deste momento histórico de avanço e ampliação do nosso templo para agregar mais pessoas na vida comunitária”, disse o pastor, assinalando a campanha. “Foi um trabalho de muita cooperação, de todos da comunidade, de muitos grupos empenhados em mutirão”

Em Rio Negro, a Comunidade Luterana está há 120 anos. “É uma comunidade histórica, que ao mesmo tempo em que preserva sua identidade e sua história tendo o diferencial de uma Igreja Evangélica que veio da Reforma Protestante, também se moderniza na medida em que foi abrindo vários ministérios novos, em diferentes áreas”, destaca o Pastor Jairo Menezes dos Santos, citando os trabalhos de ações missionárias realizadas na Comunidade. Entre eles, os trabalhos com crianças e jovens, que culminou na fundação do Acampamento Moriah, que promove vários eventos na área da evangelização, esporte e formação cristã de diferentes faixas etárias. Num espírito ecumênico, o acampamento acolhe pessoas de diferentes escolhas religiosas e recebe pessoas de várias cidades de Santa Catarina e Paraná, ocupando a casa de retiros cerca de 40 finais de semana por ano, com eventos especiais para crianças, jovens, mulheres e homens. Outro diferencial da vida da Comunidade Luterana em Rio Negro é a preocupação com os grupos de Estudo Bíblicos, que se reúnem nas casas das famílias e já acumulam 40 anos de atividade.

Destaque ainda para o trabalho junto a crianças e adolescentes nas escolas públicas, visando à formação e a ética cristã, o grupo de jovens que se reúne aos sábados, a escola bíblica dominical para crianças e o projeto missionário desenvolvido pelos jovens, que inspirados no médico americano Path Adams, vestidos de palhaços visitam semanalmente pessoas internadas em hospitais, levando alegria e mensagens de esperança. Outra marca da Comunidade é o trabalho da Ação Social realizado pelas senhoras da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) desenvolve um trabalho de assistência social que contempla cerca de 30 famílias embrecidas. A Comunidade Luterana em Rio Negro congrega mais de 400 famílias, cerca de 1500 pessoas. Trabalham como obreiros em tempo integral o Pastor Jairo Menezes dos Santos e a Missionária Waltraut Müller que coordena trabalhos na periferia da cidade, com obras de evangelização e missão, ministra oficinas na área da música e orientação às famílias no Bairro Alto e num ponto de pregação em Campo do Tenente, reune as famílias que pertencem à Igreja Luterana de Rio Negro. Para o ano de 2011 a Paróquia de Rio Negro planeja expandir sua Missão abrindo um novo Pastorado com sede na cidade de Itaiópolis.

P. Jairo Lindolfo Menezes dos Santos

















 

COMUNICAÇÃO
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br