Igrejas Luteranas da América Latina Planejam Ações em torno de HIV/AIDS

07/07/2007

Dando seguimento a um Plano de Ação da Federação Luterana Mundial, lançado em 2002 “Compaixão, Conversão, Assistência”, que visa fomentar respostas das igrejas à pandemia do HIV e da Aids, ocorreu entre os dias 15 e 17 de junho de 2007, em Santiago/Chile, a Oficina de Capacitação e Planejamento em HIV/Aids das Igrejas Luteranas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Peru.

Este Plano de Ação tem como objetivo despertar às igrejas para que assumam seu compromisso evangélico em favor da preservação da vida e da dignidade humanas, bem como prestar apoio às Igrejas Luteranas para que respondam, sem demora, à pandemia do HIV/Aids.Um dos objetivos do evento foi compartilhar informações e experiências sobre as diferentes ações de prevenção e assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids, que já são realizadas pela maioria das igrejas luteranas ali representadas. Esse compartilhar de experiências teve a intenção de compreender as fortalezas e dificuldades das igrejas para então pensar um plano estratégico que permita integrar projetos. Facilitando assim o desenvolvimento de ações na prevenção, promoção de direitos e acompanhamento pastoral fundamentado nas Escrituras com ênfase na Identidade Luterana.

Outro objetivo da Oficina foi proporcionar um espaço para a construção de um plano de ações conjuntas entre as igrejas do Cone Sul. Um passo importante dado nesse sentido foi o desenvolvimento de uma espécie de agenda comum de ações, que busca o fortalecimento e união das Igrejas Luteranas nas suas estratégias de enfrentamento ao HIV/Aids. Nesta agenda, foi definido trabalhar com algumas datas que são importantes mundialmente, no sentido de dar um primeiro passo nessa forma de enfrentamento.Como resultado dessa Oficina, cada uma das Igrejas representadas assumiu o compromisso de compartilhar a experiência e o conhecimento adquirido, buscando sensibilizar e ganhar sempre mais pessoas para que também se sintam responsáveis na luta pela preservação da vida e no resgate da dignidade de tantas pessoas que sofrem com o estigma do preconceito e da discriminação causada pela desinformação frente ao HIV e a Aids.

A IECLB foi representada por Valquiria Eloisa dos Santos - Secretária do Deptº de Educação Cristã e por Nádia Cristiane Engler, que está em Período Prático de Habilitação ao Ministério, ênfase Pastorado, no Sínodo Paranapanema. Ambas relatam que tiveram a alegria de participar do evento e perceber o interesse crescente da Igreja em colocar em prática o compromisso de “Quebrar o silêncio e restaurar a dignidade”.
 
 

COMUNICAÇÃO
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br