Igrejas preparam recepção aos delegados da Conferência Missionária

16/04/2010

Quinta-feira, 15 de abril de 2010 (ALC) - A missão da Igreja é dada por Cristo e não pode ser posse particular de ninguém, proclama o movimento ecumênico, que celebra, neste ano, o centenário da Conferência Missionária de Edimburgo. O compromisso missionário da Igreja deve caminhar passo a passo com o seu compromisso ecumênico.

A Conferência Mundial de Edimburgo, em 1910, marcou o começo do movimento ecumênico moderno. Missionários que estiveram primeiro no campo da missão também foram os primeiros a reconhecer a tragédia da divisão dos cristãos. Como se pode fazer outros entenderem a reconciliação trazida por Cristo se os próprios batizados se ignoram ou lutam entre si? – foi uma das perguntas que estava na pauta do evento de Edimburgo.

A capital da escócia hospedará o centenário da Conferência Missionária, de 2 a 6 de junho, sob o tema “Testemunhar Cristo hoje”. Os organizadores querem que esse evento seja um tempo de ação de graças pelo progresso que Deus tornou possível na missão.

Mas é preciso reconhecer que o mundo mudou bastante nesses 100 anos. A missão deve, portanto, ser pensada de modo renovado. Há muitos temas que precisam ser discutidos, como a secularização e a descristianização, os novos meios de comunicação, as relações interconfessionais, o diálogo inter-religioso. Mesmo depois de 100 anos, é difícil chegar a uma compreensão comum do que a missão precisa ser nos dias atuais.

Num mundo dividido e dilacerado, o evangelho não é um luxo supérfluo e não pode ser proclamado por vozes discordantes. A Escócia foi escolhida para abrigar a Conferência de 1910 porque ela tem uma forte tradição intelectual, cultural e de internacionalismo, que vem desde as missões celtas.

A isso se juntou o espírito missionário do protestantismo escocês do século XIX que, além da evangelização, se preocupava com a transformação da expansão econômica do império britânico.

Igrejas da Escócia também foram instigadas a prepararem a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2010, sob o lema, casado ao tema da Conferência do Centenário, “Vós sereis minhas testemunhas”, segundo Lucas 24,48. A Semana de Oração, de 16 a 23 de maio no Hemisfério Sul, é lembrada no tempo de Pentecostes no hemisfério Sul. Ela é promovida pela Comissão Fé e Ordem, do Conselho Mundial de Igrejas, e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

ALC

COMUNICAÇÃO
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br