Informativo da diaconia masculina

A PEQUENA IMPRENSA

01/08/1988

Informativo da diaconia masculina

P. Ervino Schmidt

Em 1° de março de 1956 foi instalada a Escola Bíblica de Serra Pelada, no interior do Estado do Espírito Santo. Na velha casa pastoral, 12 jovens iniciavam seus estudos. O início foi difícil. As condições de trabalho eram precárias. Mas a escola se desenvolveu. E ela foi, posteriormente, transformada em instituição para a formação de diáconos. Como consequência disto, o círculo de amigos da instituição passou a editar, a partir de 1960, o informativo Brasilianisches Brüderblatt (Folha dos Irmãos Brasileiros), que até 1970 tinha atingido 20 números.

Com o surgimento do novo informativo não se quis aumentar o mar de publicações no Brasil com mais um periódico. Trata-se de um órgão de que necessitamos com urgência para a edificação da tarefa da diaconia masculina neste país. O informativo deve auxiliar-nos na discussão em andamento sobre a `diaconia masculina no Brasil', escreveu o pastor Artur Schmidt em 1961 na apresentação do periódico, do qual era o editor e diretor.

ELO DE LIGAÇÃO

Além disso — enfatizou Schmidt o informativo servirá de material didático para nossos alunos e será importante elo de ligação com os nossos amigos no Brasil e na Alemanha. Sublinhou igualmente que o 'Brasilianisches Brü-derblatt' quer, portanto, ser um periódico especializado para questões diatônicas e missionárias, porém com ênfase para os assuntos pertinentes à diaconia masculina.

O Brasilianisches Brüderblatt teve continuidade na sua intenção básica de ser um espaço para a discussão de questões de diaconia. Mudou, porém, de nome, passando a chamar-se Mensageiro Diacônico, e a maior parte das contribuições passou a ser publicada em português.
Com este informativo procurou-se atingir principalmente os leitores da IECLB, e a intenção era de reforçar a consciência de que a Igreja é diatônica em todo o seu ser. Igreja que proclama e vive a libertação trazida por Cristo não pode existir para si mesma, mas se destina para o mundo. O Mensageiro Diacônico circulou até 1974.


Ervino Schmidt, pastor, atuou de 1970 até Janeiro de 1975 na Escola Bíblica de Serra Pelada. Em 1965, a instituição passou a ser denominada de Fundação Diacônica Lutherana, e em 1979, de Associação Diacônica Luterana — ADL. Desde março de 1975, Ervino é professor na Escola Superior de Teologia da IECLB, em São Leopoldo (RS).


Nota da redação: Um exemplar à disposição comprova que, em março de 1985, foi publicado novo número do Informativo Diaconal da ADL, constando, na capa: Informativo Diaconal (Brasilianisches Brüderblatt), março de 1985 — n° 1.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 


Autor(a): Ervino Schmidt
Âmbito: IECLB
ID: 32203
HISTÓRIA
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br