Lançada Campanha "Em comunhão com as viDas das mulheres"

13/03/2014

Na sexta-feira, 7 de março, o Espaço Diversidade da Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), sediou o lançamento oficial da Campanha Nacional “Em comunhão com as viDas das mulheres”. A campanha, promovida pela IECLB em parceria com a Faculdades EST e com apoio da Federação Luterana mundial (FLM), foi construída pela Coordenação de Gênero/Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da IECLB e pelo Programa de Gênero e Religião da EST.

A proposta está inserida no Tema do Ano 2014 da IECLB – viDas em comunhão – e vai chegar a todas as comunidades e grupos da Igreja. A campanha inicou-se com materiais produzidos para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e prossegue ao longo do ano, estendendo-se até 2017, quando se comemoram os 500 anos da Reforma.

O pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich, encaminhou uma mensagem através de um vídeo, falando da importância dessa data e do envolvimento da Igreja nos debates e ações para garantir a dignidade e justiça para as mulheres, convocando todas e todos a se envolverem na iniciativa.

Link para o vídeo http://www.luteranos.com.br/midia/videos/1/campanha-em-comunhao-com-as-vidas-das-mulheres-2/952

Em uma carta, a secretária executiva para Mulheres na Igreja e na Sociedade da FLM, pastora Elaine Neuenfeldt, reafirmou o apoio da organização mundial luterana, destacando o seu significado para a Comunhão Luterana, especialmente no contexto da América Latina.

A pastora Romi Bencke, secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic), presente no evento, também cumprimentou pela iniciativa, essencial para o movimento ecumênico e para a garantia dos direitos humanos no Brasil.

O reitor Oneide Bobsin saudou as/os presentes, agradecendo pela parceria com a IECLB nesse tema e em outros. Agradeceu a presença de lideranças da Igreja, do movimento ecumênico, do poder público e da sociedade civil, o que demonstra que o enfrentamento da violência exige uma articulação entre todas essas forças.

O secretário de Ação Comunitária/Secretaria Geral da IECLB, pastor Mauro Souza, confirmou a importância da campanha para a Igreja e o compromisso pessoal do pastor presidente com a temática.

A professora Marcia Blasi, o professor André Musskopf, do Programa de Gênero e Religião, e a pastora Rosangela Stange, coordenadora de Gênero da IECLB, saudaram os/as presentes e falaram da importância da parceria. A pastora Rosângela falou ainda sobre os demais materiais produzidos para o ano de 2014, que têm com o objetivo principal coletar histórias de viDas das mulheres e sua contribuição para a Igreja e sociedade.

Participaram do lançamento estudantes, docentes, funcionários/as, representantes dos grupos que compõem o Espaço Diversidade – Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e Grupo Identidade de Negros e Negras, de comunidades e sínodos e outros grupos da IECLB, do Poder Público Municipal, de organizações da sociedade civil, do movimento ecumênico, locais, nacionais e internacionais.

Atividades em março:
Dia 10 – Aula Inaugural do Bacharelado em Teologia, com a professora Márcia Blasi, sobre Política de Justiça de Gênero.
Dia 12 – Culto Eucarístico pelo Dia Internacional da Mulher, na Capela da Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), às 8h40min.
14 – Lançamento do livro Ainda feminismo de gênero e Sarau Feminista, no Espaço Diversidade (Prédio L - Faculdades EST, São Leopoldo/RS), às 18h.
Fonte: EST

COMUNICAÇÃO
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br