Lançada Pedra Fundamental da Casa Paroquial da Par. Luz do Mundo, Joinville

25/05/2011

1 | 1
Ampliar



Existem momentos marcantes nas vidas de nossas Comunidades. Participar deles é um privilégio! Foi assim no último dia 08 de maio. Estavam programados, em nosso calendário, cultos às 8h30min e às 10 h, nas duas Comunidades que formam a Paróquia Evangélica Luterana Luz do Mundo, em Joinville/SC. No entanto, como se conseguiu organizar a docu-mentação necessária e a contratação dos construtores, resolvemos juntar ambas num mesmo culto, às 9 h, para lembrarmos carinhosamente o Dia das Mães e para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nossa casa paroquial ou pastoral.

A Comunidade da Estrada da Ilha, que deu origem à atual Paróquia Luz do Mundo cele-brou seu primeiro culto no Natal de 1863. Em 21 de fevereiro do ano seguinte, foi consagrado o templo e instalado seu primeiro presbitério. Aquela rústica construção, erguida com muito esforço e dedicação, serviu como igreja, escola e casa pastoral. Entre 1889 e 1894, foi construído e consagrado o novo templo, com torre. A antiga construção permaneceu como residência e escola até 1912, quando a Comunidade se empenhou para construir uma nova casa. Esta abrigou pastores e suas famílias até 1940, quando a Estrada da Ilha ficou sem orientador espiritual residente, passando a ser atendida pelo pastor do Km 11 (hoje, pertencente à Paróquia São Lucas, da Comunidade Evangélica de Joinville) e, posterior-mente, pelos párocos de Pirabeiraba, a qual se filiou depois. A casa pastoral, embora sem ter mais esta função na prática, foi usada pela Comunidade e seus grupos durante muitos anos. Porém, a enchente de fevereiro de 1995 causou estrag
os no fundamento e no assoalho. Como sua preservação ficou comprometida, decidiu-se demoli-la.

A criação da Paróquia Luz do Mundo, desmembrando-se de Pirabeiraba, foi homologada pela Assembleia do Sínodo Norte Catarinense, no dia 06 de julho de 2009. O desejo pela construção da casa paroquial tornou-se mais intenso, pois o pastor e sua família residem, desde 2006, numa moradia alugada. Após conversas entre presbíteros e lideranças, foi rea-lizada em 05 de setembro de 2010, uma assembleia extraordinária, da Comunidade da Es-trada da Ilha, que decidiu o local de construção da casa, entre o templo e o pavilhão desta.

A captação de recursos financeiros já havia iniciado. Veio de doações e ofertas de membros, do saldo restante de caixa da antiga Paróquia de Pirabeiraba, da Comunidade Cristo Salvador (hoje, pertencente à Paróquia Rio da Prata) e de promoções realizadas. Foi lançada, então, a campanha dos envelopes de ofertas para a construção da casa. Certa-mente, Deus oportunizará os meios para a provisão dos recursos necessários!

Voltando ao culto, este contou com a presença de membros da Estrada da Ilha e do Jar-dim Sofia, a participação de seus respectivos corais e da Banda Efatá, desta última. Estive-ram presentes, ainda, os presidentes da União Paroquial Dona Francisca e das paróquias Rio da Prata, Rio Bonito e Martinho Lutero. Demais pessoas convidadas não puderam vir, pois já haviam previamente assumido outros compromissos. O tema estava baseado em Neemias 4.6-15; 6.15-16 e Filipenses 1.27-28. Quando Neemias e os israelitas se uniram, reconstruíram, pela graça de Deus, os muros de Jerusalém em 52 dias. Mesmo em meio a dificuldades e ameaças inimigas. Também, o apóstolo Paulo escreveu que é preciso haver firmeza num só espírito (todos engajados no mesmo objetivo), ser como uma só alma (uni-dade na diversidade), lutar juntos pela fé evangélica (testemunhar de Jesus Cristo) e não se deixar intimidar pelos adversários (inimigos da fé, zombadores, desanimadores, causadores de divisão e fomentadores de intrigas). Na parte final da lit
urgia, caminhamos até o local de construção da casa. Membros de diferentes idades e sexos, das duas Comunidades, colo-caram na urna o documento alusivo à ocasião, o boletim do culto, a prédica e exemplares dos jornais "A Notícia", "O Caminho" e "Evangélico Luterano".

Deus nos proporcionou um dia abençoado, bonito, agradável e histórico! Aguardamos, agora, quando poderemos realizar o culto de consagração da nossa casa paroquial.

Colaborou: P. Alexandre Fernandes Francisco
Paróquia Luz do Mundo – Joinville/SC






Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 2025
COMUNICAÇÃO
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br