Lançamento da Pedra Fundamental do templo da Comunidade Do Caminho - Alto Rio das Pedras

13/11/2011

20111113-Pedra_Fundamental-010
20111113-Pedra_Fundamental-001
20111113-Pedra_Fundamental-002
20111113-Pedra_Fundamental-003
20111113-Pedra_Fundamental-004
20111113-Pedra_Fundamental-005
20111113-Pedra_Fundamental-006
20111113-Pedra_Fundamental-007
20111113-Pedra_Fundamental-008
20111113-Pedra_Fundamental-009
1 | 1
Ampliar

 

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.” (Efésios 2.19-20)
É com alegria que compartilhamos com os leitores do Portal Luteranos um momento importante para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança. Trata-se do Lançamento da Pedra Fundamental da construção do templo da futura Comunidade Evangélica de Confissão Luterana “do Caminho” - Alto Rio das Pedras - Santa Maria de Jetibá.

História do Ponto de Pregação
No ano de 1988 o P. Edgar Vollbrecht preocupado com o avanço de outras denominações religiosas sugeriu a Sr. Armindo Lemke que a Comunidade Martim Lutero em Rio das Pedras deveria se preocupar com a criação de um ponto de pregação na região da cabeceira do Rio das Pedras. Procurou-se então um lugar para que os encontros/cultos pudessem acontecer. O Sr. Flótélio Schulz logo colocou sua casa a disposição. Assim durante 23 anos os cultos aconteceram na garagem cedida pela família. O primeiro aconteceu ainda no ano de 1988 e foi celebrado pelo P. Edgard Vollbrecht com a presença de lideranças e trombonistas da Comunidade Martin Lutero. Nos primeiros anos o P. Dario Schaeffer também foi um grande motivador e incentivador dos membros, convidando-os a participarem das celebrações neste lugar. Ele vinha de moto para atender a localidade. Outros pastores que lá celebraram foram: P. Vandelino Hein, P. Derli Foester, P. Enio Fucks, Pa. Marli Lutz, P. Valdir Frank, P. Nivaldo Geick Vöelz, P. Ronei Odair Ponath, P. Rodrigo André Seidel, Diac. Luciano Butzke, e P. Scharles Roberto Beilke. Muitos membros viam a necessidade de construir um espaço para que os encontros pudessem lá acontecer. Em várias reuniões do presbitério da Comunidade de Martim Lutero foi discutido sobre como melhorar o atendimento às pessoas que moravam nesta região “de cima” no Rio das Pedras. No dia 06/06/2010 foi marcada a primeira reunião para discutir de forma clara o que fazer. A reunião aconteceu na Escola Municipal Alberto Schulz e contou com a presença de 40 pessoas. O Sr Emílio Saager, Sr Waldemiro Abeldt, Sr Adilson Reinholz e o Sr. Flótélio Schulz se colocaram a disposição para doar o terreno para a construção da Igreja. Entre construir um barracão para que se pudesse lá celebrar e construir logo a igreja os presentes decidiram que seria melhor construir uma igreja. A intenção era construir este templo em um lugar mais centralizado. A maioria concluiu que seria melhor construir no terreno doado pelo Senhor Emílio Saager. Uma comissão foi formada e se reuniria no dia 03/07/2010 às 14 horas para ver o local. No Local, doado pelo Sr. Emílio e família, havia um terreiro de cimento remanescente de uma antiga granja. O Sr. Adilson Espíndula, Presidente da Paróquia Aliança, logo providenciou máquinas junto à prefeitura e o terreiro foi ampliado. No dia 03/07/11 foi celebrado o primeiro culto no local. No dia 17 de Julho foi feita uma reunião na garagem do Sr Emilio para decidir sobre: a) Como levar água até a igreja; b) Qual o tamanho da Igreja; c) Como conseguir doações.
A Construção da Igreja iniciou no mês de outubro de 2011 sem um único real em caixa. As doações foram aparecendo e as paredes foram subindo. Muitas empresas de Santa Maria de Jetibá fizeram doações consideráveis. Membros da Comunidade de Martim Lutero e também famílias amigas ajudaram com doações importantes. Os Pedreiros estão sendo pagos com doações feitas pelos próprios membros.
No dia 16 de outubro pela manhã estiveram reunidos os membros dos setores 5 e 6 da Comunidade Martim Lutero (Provavelmente os membros destes dois setores serão os futuros membros da nova comunidade), em assembleia, para a escolha do nome da nova comunidade. Entre 19 nomes sugeridos (conforme ata deste dia), três foram escolhidos para que os presentes pudessem votar. “Alto Rio das Pedras” recebeu um voto; “União - Alto Rio das Pedras” recebeu dois votos e “do Caminho” recebeu 18 votos. Sendo assim o nome desta futura comunidade passa a ser: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana “do Caminho”. Esta Comunidade situa-se em alto Rio das Pedras- Santa Maria de Jetibá. A comunidade recebe este nome devido a forma como eram conhecidos os primeiros cristãos (Atos 9.2; 24.14). Lembramos que por um tempo esta localidade ainda funcionará como ponto de Pregação agregado a Comunidade Martim Lutero. Em breve encaminhar-se-á os documentos necessários as instâncias da Comunidade, Paróquia e Sínodo para a aprovação e homologação desta nova comunidade.
No dia 13 de novembro de 2011 nos reunimos para participarmos de uma celebração litúrgica importante para a Comunidade/Paróquia. Trata-se do Lançamento da Pedra Fundamental desta construção. Estiveram presentes o P. Sinodal Joaninho Borchadt, o P. Em. Edgar Vollbrecht e o P. Scharles Roberto Beilke. Também estiveram representadas as Paróquias Unida e Jequitibá. Além disso, os trombonistas e coralistas das comunidades de Belém e Martim Lutero participaram da celebração. Neste momento de gratidão, expressamos nossa fé em Jesus Cristo. Afirmamos que ele é a Pedra Fundamental de nossa existência. Nele depositamos nossa confiança. Lembramos também que o único fundamento seguro da nossa igreja é Jesus Cristo. É por causa dele e da sua missão que edificamos esta obra nesta comunidade. Que as pedras que serão assentadas uma sobre a outra sejam fundamento seguro para o templo que irá congregar as pessoas que confessam Jesus Cristo, nossa rocha firme. Amém.
 

COMUNICAÇÃO
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br