Lideranças luteranas lançam Dia da Igreja no Parque Vila Germânica

09/08/2007

 

  

Na manhã desta quarta-feira (08/08) aconteceu o lançamento do Dia da Igreja, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC. Os organizadores apresentaram um breve resumo dos objetivos da celebração, entregaram os materiais de divulgação e relataram testemunhos sobre a história do luteranismo no Vale do Itajaí. Para o vereador Marcelo Schrubbe, representante do prefeito de Blumenau, a história dos luteranos é comum a história do município de Blumenau. “Foram os imigrantes alemães luteranos que desbravaram este pedaço de terra e que começaram a construir o início desta grande cidade. É preciso reconhecer esta história. Por isso, também, o Dia da Igreja vai ser o marco para o início dos festejos do aniversário da cidade e que se estendem até o dia dois de setembro”.
 

“Durante estes 150 anos de história, nós luteranos, sempre nos organizamos e nos comprometemos com a missão de Deus na terra. Por isso, também, sempre tornamos possíveis os nossos sonhos e as nossas metas. Um pequeno grupo de imigrantes, que chegou aqui no Vale do Itajaí impulsionado pela força do Espírito Santo, começou a fazer a diferença”, enfatiza a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat. “As datas em questão são motivo de muita celebração e júbilo. Mulheres e homens nunca concorreram entre si nessa história, mas sempre somaram forças”, completa.
 

O Dia da Igreja, especial neste ano, vai comemorar os 150 anos do primeiro culto realizado no Vale do Itajaí e os 100 anos da maior instituição de mulheres do país, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). Outras datas comemorativas também serão lembradas no decorrer do evento. Hoje, o Sínodo Vale do Itajaí (IECLB) congrega mais de 100 mil luteranos, divididos em 30 paróquias, 85 comunidades e uma variedade de instituições escolares, hospitalares e sociais.
 

O evento contou com a presença de líderes das paróquias e comunidades, além de representantes das instituições sociais, escolares e hospitalares da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Também participaram representantes da Prefeitura de Blumenau, da Câmara de Vereadores e do Governo do Estado de Santa Catarina, através das Secretarias de Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
 

IMPORTANTE:

O Dia da Igreja, sob o tema “O Abraço da Paz”, vai acontecer no dia 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, a partir das 9h30. Um grande programa está sendo alinhavado e pretende juntar muita música, apresentações culturais, multimídia e celebrações de ação de graças.


Autor(a): Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 3458
COMUNICAÇÃO
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br