Liturgia para o Primeiro Domingo de Advento - 2019

Obra Gustavo Adolfo

30/10/2019

                                                                       
LITURGIA PARA O 1º DOMINGO DE ADVENTO - 2019
 
A presente liturgia é uma sugestão que a Obra Gustavo Adolfo/OGA põe à disposição das comunidades para a celebração do culto no 1º Domingo de Advento, quando as ofertas se destinam para o trabalho da OGA em favor de comunidades que necessitam de auxílio. Elaboramos uma liturgia bem ampla que pode/deve ser adaptado à situação local da comunidade.
Além disso, está previsto um espaço para o lançamento do tema do ano para 2020, para o que há subsídios específicos enviados pela Direção da Igreja que não constam nesse material.
 
LITURGIA DE ENTRADA
PRELÚDIO
(Durante o Prelúdio, entram crianças carregando a Coroa de Advento. A mesma é pendurada ou colocada em lugar próprio (onde possível). O/a ministro/a entra logo em seguida)
 
ACOLHIDA
L. Acolhemos a Comunidade com palavras do Salmo 85.7: Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.  Nós celebramos hoje o Primeiro domingo de Advento. Advento é tempo de preparação. Preparamo-nos para aquele que vem: Jesus Cristo, nosso Salvador, Recordamos a vinda de Jesus no primeiro Natal, conforme o testemunho dos Evangelhos, avaliamos a nossa vida pessoal e comunitária e olhamos esperançosos para a volta de Cristo. Tudo isto é Advento: conversão, preparação e espera!  Neste domingo, nós também ofertamos para a Obra Gustavo Adolfo (OGA), que realiza um trabalho de grande valor em favor de comunidades novas ou carentes, que necessitam de auxílio. Além disso, neste domingo também é realizado o lançamento do Tema e do Lema do ano 2020 da IECLB. Que todos e todas se sintam acolhidos! (saudar visitantes).
L. Durante o próximo hino, acenderemos a primeira vela na coroa de Advento como sinal de nossa fé e proclamamos: Cristo vem como luz para as iluminar nossas trevas!
 
HINO - Livro de Canto nº 364 - Como hei de receber-te
 
INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
L. A graça e a paz do Trino Deus, o Todo Poderoso, que é, que era e que há de vir (Ap. 1.8) sejam com todos vocês. O nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra!
 
SALMO - Leitura em responsório do Salmo 121
 
CONFISSÃO DE PECADOS
L. Confessemos a Deus os nossos pecados na absoluta certeza de que ele é misericordioso e há de perdoar quem se arrepende por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Misericordioso Deus, Pai amado, humildemente, nós chegamos à tua presença com tudo o que nós somos e o que nós temos. Trazemos nossas inquietações, nossas preocupações e nossos medos. Aquilo que pesa em nosso coração nos afasta de ti e rompe a comunhão com nosso próximo. Reconhecemos nossos erros e omissões, admitimos que somos pecadores e nos arrependemos de nossos fracassos. Neste Primeiro Domingo de Advento, tu nos convidas para a conversão, para a preparação e para a espera do Salvador. Por isso, na união com Jesus Cristo, nós suplicamos: perdoa os nossos pecados, transforma a nossa vida e torna-nos novas pessoas, prontas para te servir nas pessoas. Em nome de Jesus Cristo, nosso irmão e Senhor.
C. Amém
 
ANÚNCIO DA GRAÇA
L. Meus filhinhos, escrevo a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro (1 João 2.1-2). Fundamentado nesta palavra bíblica, anuncio o perdão dos pecados em nome de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 
KYRIE ELEISON
L. Advento é tempo de conversão, preparação e espera pelo Salvador. Enquanto nós nos preparamos, somos convidados a olhar para a realidade à nossa volta com os olhos do coração, com o jeito de Jesus enxergar as pessoas e situações, sempre oferecendo cuidado e amor. Por isso, apresentamos a Deus nossos pedidos e cuidados pelas dores deste mundo (listar situações concretas e atuais).
 
HINO - Livro de Canto nº 56 - Pelas dores deste mundo
 
GLORIA
L. Em meio às dores e aos sofrimentos que nos preocupam e afetam, nós podemos permanecer confiantes, pois Deus é Deus Conosco por meio de Jesus Cristo. Ele caminha conosco e estende a mão erguendo-nos de nossa fragilidade. Por isso, podemos dizer: Somente a ti, ó Senhor Deus, a ti somente e não a nós, seja dada a glória por causa do teu amor e da tua fidelidade (Salmo 115.1)
 
HINO - Livro de Canto Nº 71 - Glória a Deus
 
ORAÇÃO DO DIA
L e C. Senhor, nós te agradecemos, porque podemos nos preparar e celebrar o teu Advento. Tu enviaste o Senhor Jesus Cristo para anunciar teu perdão em meio ao nosso pecado; a confiança, em meio aos nossos medos; a certeza, em meio às nossas preocupações. Abre o nosso coração e nossa mente por meio do Espírito Santo para que a tua Palavra faça morada em nossa vida e nos transforme em instrumentos do teu amor. Que neste Advento aprendamos a renunciar ao TER para que cresça em nós o SER: Sermos praticantes do teu amor junto às pessoas, sermos testemunhas da salvação que preparaste por meio de Jesus Cristo para todos os que te amam e creem em ti. Fala, Senhor, que teu povo escuta! Amém
 
LITURGIA DA PALAVRA
 
PRIMEIRA LEITURA - EPÍSTOLA - Romanos 13.11-14
 
ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
 
HINO - Livro de Canto Nº 165 - Estou pronto para ouvir
 
SEGUNDA LEITURA - Evangelho - Mateus 24.36-44
L. Bem-aventurada é toda pessoa que ouve a palavra de Deus e vive de acordo com os seus ensinamentos.
 
HINO - Livro de Canto Nº 187 - Aleluia
 
PREGAÇÃO
 
CONFISSÃO DA FÉ - CREDO APOSTÓLICO ou
Eu não coloco a minha confiança em nenhuma pessoa deste mundo nem em mim mesmo, nem em meu poder, minha habilidade, bondade, piedade ou naquilo que eu possa ter.
Não coloco a minha confiança em nenhuma criatura, esteja ela no céu ou na terra. Eu me atrevo e ponho minha confiança unicamente no Deus uno, invisível, incompreensível, Criador do céu e da terra, que reina, ele só, sobre todas as criaturas.
Não temo toda a maldade do príncipe deste mundo e de seus comparsas. Meu Deus está acima de todos eles. Eu confio, apesar de tudo, seja eu pobre, sem compreensão, sem sabedoria, desprezado ou carecendo de tudo.
Eu confio apesar de tudo, ainda que pecador.
Porque esta minha confiança absoluta deve pairar sobre tudo o que existe e não existe, sobre pecado e virtudes e, sobretudo, para que, em Deus, pura e sinceramente, se conserve a confiança, tal qual o primeiro mandamento me obriga.
Nem tampouco quero esperar prodígios, tentando a Deus. Eu confio nele constantemente, ainda que ele demore, nem imponho a ele termo ou tempo. Amém
(Confissão de fé formulada por Martim Lutero)
OFERTA
Oferta em favor da Obra Gustavo Adolfo - OGA (Ler texto motivador que consta no final)
 
HINO - Livro de Canto Nº 361 - Erguei os arcos triunfais
 
(LANÇAMENTO DO TEMA E LEMA 2020 DA IECLB -- Ver Subsídio em anexo)
 
ORAÇÃO GERAL DA IGREJA
L. Oramos a Deus na plena certeza de que ele ouve as nossas orações:
Senhor, agradecemos pela palavra revelada e suplicamos que ela nos transforme em instrumentos do teu amor na vivência comunitária e em testemunhas da fé em Jesus Cristo. Que aprendamos a traduzir nossa fé em gestos de cuidado e de solidária diaconia.
Suplicamos por todas as pessoas que têm cargos e funções de liderança para que não abusem do poder nem se deixem seduzir pela corrupção, mas que se coloquem a teu serviço na prática da paz com justiça e na busca de vida digna para todas as pessoas.
Suplicamos pela tua Igreja, pela tua comunidade. Abençoa o seu testemunho e mantém-na sempre firme como sal, luz e fermento na sociedade. (Citar o Tema e o Lema do Ano)
Suplicamos pela Obra Gustavo Adolfo. Abençoa esta obra de amor para que continue sua missão de auxiliar comunidades, promovendo vida e comunhão.
Suplicamos em favor das pessoas que sofrem: Desempregadas, endividadas, pessoas sozinhas, desesperadas, pessoas que enfrentam conflitos pessoais e familiares, enlutados e enfermos (listar). Usa-nos na manifestação do teu cuidado para que elas sintam a tua presença e, assim, recebam forças para se erguer de sua situação de sofrimento e dor e confiar plenamente nas tuas promessas.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.
 
LITURGIA DA SANTA CEIA
 
HINO - Livro de Canto Nº 358 - Advento é tempo de preparação
 
PREFÁCIO
L. O Senhor esteja com todos vocês!
C. e contigo também!
L. Coração ao alto!
C. Ao Senhor o elevamos!
L. Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
C. Isso é digno e justo!
L. Sim, é digno e justo e do nosso dever que, em todos os tempos e lugares, rendamos graças a ti, Deus Eterno e Todo Poderoso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual ordenou apóstolos para pregarem o Evangelho a toda criatura, prometendo estar com eles até o último Advento. Nele esperamos e para ele nos preparamos. Por isso, com tua Igreja e com os coros celestiais, louvamos e adoramos o teu glorioso Nome, cantando:
 
HINO - Livro de Canto Nº 237 - Santo
 
NARRATIVA DA INSTITUIÇÃO
L. Graças te damos, ó Pai, que vieste a nós em Jesus Cristo, teu Filho, nascido de mulher, em meio à dor, amado e odiado, viveu entre aldeias e cidades, libertou os oprimidos, aceitou os excluídos, proclamando o novo tempo, até ser crucificado.
C. Ele veio nos salvar
L. Pois na noite em que foi traído... (Palavras da instituição)
L. Toda vez que vocês comerem deste pão e beberem deste cálice, anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
C. Anunciamos, Senhor, a tua morte e proclamamos a tua ressurreição. Vem, Senhor Jesus!
 
ANAMNESE, EPICLESE E MEMENTOS
L. Envia, ó Pai, o Espírito de vida e de amor, de glória e de poder, o mesmo que teu Filho mandou aos seus discípulos, para que, partilhando o pão da vida e o cálice da salvação, nos tornemos, em Cristo, um só corpo que anuncia a esperança.
 
HINO - Livro de Canto Nº 250 - Envia teu Espírito, Senhor.
L. Guia a tua Igreja de todos os tempos e lugares, Senhor, à festa da alegria, preparada para o teu povo. Proclamamos teu louvor e anunciamos a felicidade do teu Reino, para o qual, em Cristo, nos convidaste.
 
HINO - Livro de Canto Nº 256 - Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.
 
PAI NOSSO
 
HINO - Livro de Canto Nº 268 - Jesus Cordeiro
L. A paz do Senhor seja com todos vocês.
C. Contigo também!
 
FRAÇÃO
L. O cálice da bênção, que abençoamos, é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que repartimos, é a comunhão do corpo de Cristo.
 
HINO - Livro de Canto Nº 265 - Nós, embora muitos, somos um só corpo.
L. Venham todos e todas, pois tudo está preparado.
 
DISTRIBUIÇÃO
 
HINO - Livro de Canto Nº 278 e outros
 
ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO
L. Senhor, tudo o que experimentamos com os nossos lábios permite que faça morada em nosso coração e nos impulsione para a prática do teu amor. Enquanto esperamos o grande dia, quando Cristo nos conduzirá à Ceia no teu Reino, faça-nos repartir o pão de cada dia com o nosso próximo.
C. Damos graças ao Senhor, porque ele é bom e porque a sua misericórdia dura para sempre. Amém
 
LITURGIA DE DESPEDIDA
 
AVISOS COMUNITÁRIOS
 
HINO - Livro de Canto Nº 366 - Cantai, ó piedosos
 
BÊNÇÃO
L. Que a Bênção de Deus se derrame sobre todos vocês neste tempo de Advento e os capacite para irradiar a luz que vem de Cristo para iluminar a vida das pessoas. Que assim os abençoe o Todo Poderoso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
ENVIO
L. Vão em paz e sirvam o Senhor com alegria!
C. Damos graças a Deus!
 
POSLÚDIO
 
(Elaborada por Pastor Em. Geraldo Graf - g.graf@uol.com.br - São José do Rio Preto/SP)
 
TEXTO MOTIVADOR PARA AS OFERTAS
 
O 1º Domingo de Advento é o domingo da Obra Gustavo Adolfo/OGA! Isso já se tornou uma tradição na IECLB: As ofertas nos cultos no 1º Domingo de Advento se destinam para o trabalho da OGA junto a comunidades em necessidade.
A OGA é uma obra de muitas mãos, porque com as ofertas que vêm de muitas mãos, a OGA consegue ajudar as comunidades que precisam de apoio para a construção de sua igreja, de seu centro comunitário ou para o trabalho educacional, diaconal e missionário.
A OGA só consegue prestar essa ajuda, porque ela recebe ajuda. E as ofertas no culto de hoje são uma forma de agradecer a Deus por tudo o que Dele recebemos, contribuindo com a OGA para que ela possa continuar a prestar essa ajuda.
Desde já agradecemos por esta oferta e pelas múltiplas doações em favor da OGA ao longo dos anos. Doações e ofertas feitas nas comunidades são um verdadeiro mutirão de solidariedade.

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br