Luteranos Santos - Boletim Semanal Nª 59 - 150626 - Lucas 6.36-42: Livres de julgar e ser julgado

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6,2

27/06/2015

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

Neste domingo vamos nos debruçar sobre um trecho do sermão do campo do Evangelho de Lucas que é menos conhecido que o sermão da montanha de Mateus mas semelhante a este. O que Lucas nos apresenta é Jesus não economizando palavras claras. Ele diz com todas as letras o que acha apropriado como conduta cristã. Não sobra espaço para nossas habituias desculpas e subterfúgios.

No trecho deste domingo de Lucas 6,36-42 Jesus relaciona a nossa postura diante de Deus e das pessoas com os resultados dos nossos esforços na vida. Não podemos esperar o que não somos dispostos a dar. Quem não é generoso, nada ganha de graça. Quem não perdoa, irá colher dureza. Quem não tem humildade, será humilhado. Quem só vê o erro do outro, não vai ficar livre do próprio.

Tão simples assim, diz Jesus. Mas não tão simples para nós. Além de ser exigente esta proposta dele, não nos faltam dúvidas se é assim mesmo. A resposta dada só pode ser esta. Pode até ser temporariamente paracer diferente, quer dizer que não nos é retribuido o que demos, mas no longo prazo há de prevalecer a verdade dita por Jesus.

Porque não começar logo? Aproveitar o tempo e fazer melhor!

Neste domingo podemos demonstrar a nossa confiança em Deus ao acolher em nosso meio o novo grupo de confirmandos que será apresentado durante o culto!

Saudações!

P. Guilherme Nordmann


Agenda de Cultos e Atividades:
28/06/2015
4º Domingo
após
Trindade
10:00 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
Lucas 6, 36-42: Livres de julgar e ser julgado
 
Apresentação do novo grupo de Confirmandos
 
10:00 h: Culto Infantil
Terça-feira
30/06/2015
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quarta-feira
01/07/2015
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quinta-feira
02/07/2015
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
05/07/2015
5º Domingo
após
Trindade

19:00 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia

Lucas 15, 1-3.11b-32: O amor é exigente

Segunda-feira
06/07/2015
19:30 h: Curso Bíblico Básico - 2º Encontro: Introdução ao Antigo Testamento

 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

A Graça barata - a graça preciosa


“A graça barata é a graça que nós dispensamos a nós próprios. A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.

A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, por amor do qual o homem sai e vende com alegria tudo quando tem; a pérola preciosa, a qual o comerciante se desfaz de todos os seus bens para adquiri-la; o governo régio de Cristo, por amor do qual o homem arranca o olho que o escandaliza; o chamado de Jesus Cristo, o qual, ao ouvi-lo, o discípulo larga as suas redes e o segue.

A graça preciosa é o evangelho que há que se procurar sempre de novo, o dom pelo qual se tem que orar, a porta à qual se tem que bater. A graça é preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Jesus Cristo; é preciosa por custar a vida ao homem, e é graça por, assim, dar-lhe a vida; é preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador.

Essa graça é sobretudo preciosa por tê-la sido para Deus, por ter custado a Deus a vida de seu Filho – “fostes comprados por preço” – e porque não pode ser barato para nós aquilo que para Deus custou caro. A graça é graça sobretudo por Deus não ter achado que seu Filho fosse preço demasiado caro a pagar pela nossa vida, antes o deu por nós. A graça preciosa é a encarnação de Deus.

A graça preciosa é a graça considerada santuário de Deus, que tem que ser preservado do mundo, não lançado aos cães; e é graça como palavra viva, a palavra de Deus que ele próprio pronuncia de acordo com seu beneplácito. Chega até nós como gracioso chamado ao discipulado de Jesus; vem como palavra de perdão ao espírito angustiado e ao coração esmagado.

A graça é preciosa por obrigar o indivíduo a sujeitar-se ao jugo do discipulado de Jesus Cristo. As palavras de Jesus: ‘O meu jugo é suave e o meu fardo é leve’ são expressão da graça [...] A graça e o discipulado permanecem indissoluvelmente ligados”.

Dietrich Bonhoeffer - do livro: Discipulado


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 36 / Versículo Final: 42
ID: 33848
COMUNICAÇÃO
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br