Manifesto da IECLB sobre invasão em Brasília

09/01/2023

 

Manifesto da IECLB sobre invasão em Brasília

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) vem a público manifestar-se sobre fatos ocorridos em Brasília/DF no domingo, dia 08/01/2023. Fazemo-lo sob a orientação da palavra bíblica do Antigo Testamento, prescrita nas Senhas Diárias deste dia: “Não espalhe notícias falsas e não entre em acordo com o ímpio, para ser testemunha maldosa” (Êxodo 23.1).

Como vimos, um grupo de pessoas, alimentadas por redes de ódio e insatisfeitas com o resultado democrático das últimas eleições, invadiu e barbarizou a sede dos três poderes da República Federativa do Brasil. Depredaram o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, e o Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário. Danos à propriedade pública foram muitos, mas os danos simbólicos foram maiores ainda. Será necessária a acurada apuração e responsabilização das pessoas envolvidas. A IECLB defende a liberdade de expressão e manifestação, valores inquestionáveis da democracia. Mas liberdade de expressão e manifestação não autoriza a barbárie e o vandalismo com a dilapidação do patrimônio público.

As Senhas Diárias do dia admoestam: “Irmãos e irmãs, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês” (Filipenses 4.8).

A caminhada continua. Como pessoas cristãs, defendemos a democracia como a mais bonita e justa forma de exercício de poder. Não podemos compactuar com o uso da violência, do ódio, de armamentos, de invasão e depredação do patrimônio público.

Nós, da Presidência da IECLB, do Conselho da Igreja e do colegiado de Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais, conclamamos toda a Igreja e a sociedade a voltar-se para a defesa da paz, da justiça, da reconciliação. Queremos poder voltar a conviver de forma tranquila e pacífica com as pessoas ao nosso lado, mesmo que defendam posições diferentes. Deus, em sua graça, há de transformar este mundo.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).

Presidência da IECLB
Conselho da Igreja da IECLB
Colegiado de Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais da IECLB

REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br