Mensagem da XX Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Taquari

Encontro foi sediado pela Comunidade de Conventos - Lajeado/RS

09/11/2013

No dia 9 de novembro de 2013, as 15 paróquias e setores de trabalho do Sínodo Vale do Taquari, estiveram reunidos através de seus representantes, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Conventos – Lajeado, para a sua XX Assembleia Sinodal.
Os trabalhos iniciaram com a Celebração com base no texto de Mateus 10.26b-33, que desafia ao testemunho público do Evangelho, com temor e tremor, em gratidão pelo que Cristo fez por nós.
Na saudação o Pastor Sinodal Marcos Bechert colocou o desejo de que a Assembleia seja um momento forte do testemunho de nossa Igreja no Vale do Taquari – ampliando as possibilidades de animar todas as comunidades.
A palestra do Pastor 1º Vice-Presidente Carlos Augusto Möller, sob o tema do ano “Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade”, trouxe-nos vários desafios:
- O nosso modelo eclesiológico esta fundamentado na ajuda mútua (Atos 2) e no sacerdócio geral de todas as pessoas que creem (ministérios ordenados, lideranças e membros) ;
- O sacerdócio geral esta intimamente ligado ao batismo (1 Pe 2.5): “Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus”. O batismo precisa ser vivenciado no dia a dia da vida comunitária, e a sua fonte de inspiração esta na Bíblia, que testemunha o Deus libertador e presente em Jesus Cristo;
 - No testemunho público a pessoa cristã se confronta com diferentes situações que envolvem o relacionamento humano, como dúvidas, incertezas e a necessidade de ter uma consciência crítica diante de valores que imperam no mundo e que regem a vida diária das pessoas;
- Faz parte da dinâmica da fé cristã das pessoas, arriscar e envolver-se a partir da graça de Deus e do compromisso de fé, não se restringindo à esfera do atendimento.
No seu relatório, o Pastor Sinodal enfatiza que a “as orações tem o objetivo de que a vontade de Deus venha a se instalar entre nós, para que os sinais de sua presença aconteçam através de nossas ações”.
Salientamos que nos relatórios paroquiais foram destacadas a diversidade no viver comunidade/paróquia no Sínodo Vale do Taquari. Há uma continuidade das atividades comunitárias anuais e observamos que temos grandes desafios a serem desenvolvidos no âmbito do Sínodo, em especial o PAMI.
Que a Palavra de Deus ao Profeta Isaías sirva de ânimo e esperança para todas as comunidades: “Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.”
 

COMUNICAÇÃO
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br