Não a Garabi

17/02/2011


Cerca de 800 agricultores e agricultoras, sindicalistas, lideranças políticas locais e representantes de movimentos populares compareceram às reuniões promovidas pelo Conselho Sinodal do Direito a Terra, do Sínodo Noroeste Riograndense e das Pastorais Sociais da Diocese de Santo Ângelo. As reuniões aconteceram pela manhã no município de Alecrim/RS e a tarde em Vila Pratos, município de Novo Machado/RS. Ambas as reuniões trataram de assuntos envolvendo os projetos de construção das barragens de Panambi e Garabi no Rio Uruguai.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) forneceu informações atuais do andamento dos projetos, dos riscos e problemas econômicos, sociais e ambientais que grandes projetos trazem. Foi a primeira oportunidade em que possíveis atingidos pelas duas barragens puderam receber informações, participar da discussão e expressar a sua contrariedade dizendo não à construção das barragens.

Por tratar-se de um projeto bi-nacional (Brasil e Argentina), atenderam ao convite diversas organizações e movimentos contrários à construção das barragens vindos de Posadas, Oberá, Aristobullo del Vale, Santa Rita e Alba Posse (todos da Argentina) e de Porto Mauá.

Como encaminhamentos das reuniões, as lideranças dos municípios presentes assumiram o compromisso de formar comitês municipais para a discussão do assunto com a população envolvida e se compôs um grupo de trabalho bi-nacional Brasil – Argentina para a troca de informações e planejamento de atividades em conjunto.


Autor(a): Sínodo Noroeste Riograndense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Noroeste Riograndense
ID: 4361
COMUNICAÇÃO
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br