Neto de Rotermund diz que início foi em 1880

IMPRENSA EVANGÉLICA

01/08/1988

Neto de Rotermund diz que início foi em 1880

Na realidade, o início da imprensa evangélica no Brasil se deu com o surgimento do jornal Deutsche Post, em 18 de dezembro de 1880, em São Leopoldo (RS), e não somente em 1888, a partir da publicação da Sonntagsblatt (Folha Dominical), que surgiu como encane do Deutsche Post. Esta é a posição do Dr. Guilherme Rotermund, neto do pastor Dr. Wilhelm Rotermund, fundador do Deutsche Post, consequentemente, também do Sonntagsblatt.

Segundo o Dr. Guilherme, que, assim como seu irmão Rolf, está na direção da firma Rotermund S/A, fundada pelo Dr. Wilhelm Rotermund em 1877, o Deutsche Post comprova que seu avô fundou este jornal justamente para defender os interesses dos evangélicos alemães. Estes vinham sendo atacados pelo Deutsches Volksblatt (Folha Popular Alemã), da Igreja Católica, e pelo Deutsche Zeitung (Jornal Alemão), de Carlos von Koseritz.

DEMISSÃO

Reportando-se ao que ficou registrado a respeito de seu avô, Guilherme Rotermund destaca que ele, por sua vez, também não ficava devendo nada aos editores destes dois jornais e respondia à altura aos ataques à Igreja Evangélica. Este contra-ataque o Dr. Wilhelm Rotermund já fazia de fundar o seu próprio jornal, utilizando-se para tal do jornal leopoldense Der Bote (O Mensageiro). Contudo, seu proprietário, Julius Curtius, temendo perder assinantes por causa dos artigos de Rotermund, o demitiu da condição de colaborador.

Rememorando a atuação de seu avô em favor do crescimento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Rolf Rotermund destaca que Wilhelm Rotermund havia adquirido para si a área do Morro do Espelho, em São Leopoldo, que hoje pertence à Igreja. No entanto, cumprindo a vontade expressa por seu fundador, a firma Rotermund cedeu esta área para a IECLB.

ORGULHO

Perguntados sobre como se sentem como netos de um homem que tanto contribuiu para sua Igreja, tanto Rolf como Guilherme Rotermund se manifestam. Rolf cita dois pensamentos do escritor alemão Wolfgang Gdthe: Was Du ererbt von deinen Vätern hast, erwürb es, um es zu besitzen (O que herdaste dos teus antepassados, conquiste-o para o possuíres) e Nur in seinen Werken kann der Mensch sich selbst bemerken (Somente em suas obras, o homem pode reconhecer a si mesmo). Dr. Guilherme, por sua vez, destaca: A gente sempre fica orgulhoso de um antepassado, cujo eco vem ainda até hoje'. Acrescenta ainda que, quando vê tudo o que seu avô fez, se pergunta como ele pôde fazer tanto.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 

HISTÓRIA
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br