O frescor da Primavera - E eu com isso?!

01/10/2019

É tempo de Primavera! A vida desperta na natureza e isso é muito bom.

Outro dia eu li que nesta época do ano o número de pessoas depressivas diminui significativamente. Não é curioso isso? O fato é que na Primavera as pessoas renascem e a alegria enche os seus corações.

Quem não gosta da Primavera? Nela o ar fica com o cheirinho bom das plantas e das flores. Coisa boa! As imagens coloridas dos jardins e dos ipês são colírio aos nossos olhos. O calor é crescente e penetra no nosso peito.

Sério, eu fico encantado quando vejo as pessoas procurando novamente as praças e os parques para festar a vida. É como se ela, esse presente que Deus nos dá, tomasse um novo impulso...

A Imagem que temos de Nós

Essas percepções que acabei de expressar vêm a nós porque estamos inseridos e fortemente conectados com a Criação de Deus. Aliás, tu e eu, nós somos a coroa dessa Criação. Nós somos a “menina dos olhos” de Deus.

Infelizmente, algumas pessoas carregam uma imagem distorcida de si e de seus semelhantes. Uma imagem que, quando considerada em detalhes, nega e desonra a si mesma e ao Criador.

Não é de admirar que tantas pessoas tenham sentimentos de inferioridade. Algumas são sombrias e outras até se mostram mimadas. No meio desta história há pessoas que se sentem pequenas e até “sujas”.

Qual é o parecer de vocês que me leem? Será que o Criador, que criou este mundo tão bonito, tem essa imagem das “meninas dos Seus olhos”? Se assim fosse, Ele estaria se contradizendo com o que experimentamos na natureza, com o despertar da Primavera.

O Passado deixa Rastos!

Infelizmente, muitas mulheres e muitos homens se deixam atormentar por essas autoimagens deprimentes. Elas agem assim porque o seu coração está marcado por sentimentos de culpa, medo e descrença. Daí então não há saída e o sofrimento é avassalador. Mas essa situação não precisa continuar do jeito que está.

Há uma passagem na Bíblia (Números 13.33) onde se lê que as pessoas se viam como gafanhotos. Isso é triste. Um sentimento desse tipo desvia-nos de Deus.

É bom demais saber que Deus nos perdoa e nos aceita como filhas e filhos; que Ele nos presenteia com um novo conceito sobre nós mesmos e sobre os desafios que carregamos.

As pessoas que confiam Nele e se voltam para Ele experimentam uma primavera em suas mentes e em seus corações.

Em Isaías 58.11, Deus se aproxima dessas pessoas e diz: “Eu guiarei vocês continuamente. Eu lhes darei de comer até em lugares áridos. Eu fortalecerei os seus ossos. Vocês serão como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca secam”.

Uma Vida feliz!

Ufa! Deus nos planejou uma vida excelente. As pessoas que se deixam alcançar por Deus irradiam algo diferente. Elas são tal e qual a Primavera. Elas fazem as pessoas próximas ficar felizes. Elas são fontes refrescantes para quem as cerca. Deus quer nos levar à experimentação deste processo.

As pessoas que dão acesso a esse Criador em suas vidas acabam transformando o seu interior num Jardim do Éden! Deus quer que essa nova criação seja verdade no nosso coração. Foi para isso que Jesus Cristo veio a este mundo. Quem confia sua vida a Ele, torna-se uma nova pessoa, tal como a Primavera.

Essa experiência nos enche de alegria. Não há nada que seja mais gratificante do que ser uma filha; um filho de Deus; uma pessoa inteira vivendo sob o sol da graça e do perdão.

Deus nos faz pessoas completas, a partir do perdão da nossa culpa; do perdão pelos nossos desvios. Ando agradecendo diariamente pela oportunidade de pertencer a uma Comunidade Cristã. Deus está aqui, que precioso é, Ele o prometeu onde estão dois ou três...
 


Autor(a): P. em. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 58 / Versículo Inicial: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53539
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br