Páginas específicas para as mulheres e os jovens

PÚBLICO ALVO

01/08/1988

Páginas específicas para as mulheres e os jovens

Desde o seu surgimento, em 1971, o JOREV buscou sempre setorizar suas informações, seguindo uma tendência que hoje está ainda mais acentuada na imprensa. Seguindo esta linha, o JOREV já começou a circular em 1971 com o suplemento alemão, o Evangelische Zeitung (Jornal Evangélico).

O suplemento alemão sempre conteve assuntos, de uma maneira geral, considerados mais leves, em relação ao espaço em português. A primeira página do Evangelische Zeitung inicialmente era destinada a uma única meditação, mas hoje, via de regra, esta página contém vários assuntos reflexivos e meditativos, sem exclusividade de uma só matéria. As demais páginas são preenchidas por histórias ou narrativas de cunho evangélico, biografias e testemunhos de fé. O suplemento alemão também traz notícias do mundo, anúncios de falecimentos e bodas. Dentro do suplemento alemão está inserida uma das colunas mais lidas do JOREV: o Hunsrücker aus Rondon.

ALÔ CRIANÇAS

Alô Crianças, como diz o nome, era uma página dedicada exclusivamente às crianças. Esta página apareceu, pela primeira vez, na edição de dezembro de 1972. Alô Crianças trazia histórias bíblicas, contos, breves meditações, instruções para trabalhos manuais, charadas, quebra-cabeças, entre outras matérias.
O espaço 'Alô Crianças- aparecia no JOREV a cada duas edições, uma vez por mês. Mas foi em janeiro de 1976 que a página destinada às crianças apareceu pela última vez no Jornal Evangélico. Em seu lugar, nos meses seguintes, apareceriam chamadas para a assinatura do jornalzinho O Amigo das Crianças, elaborado pela equipe do Departamento de Catequese da IECLB e publicado pela Editora Sinodal.

PÁGINA JOVEM

Com matérias sobre congressos, encontros, retiros, olimpíadas, encontro com trabalhos específicos sobre jovens e estudantes, meditações e poemas, surge, na primeira edição de outubro de 1974 do JOREV, uma página dedicada à juventude. Na edição da segunda quinzena de junho de 1975, esta página passa a ser chamada Página da Coruja, por usar esta ave como logotipo.

A partir daí também muda o conteúdo da página, que passa a ter contos, poemas, crônicas e artigos de autoria dos próprios jovens. Este material é selecionado pela Secretaria Geral da JE. No ano de 1977, na edição de dezembro, esta página apareceu pela última vez .

Na edição da segunda quinzena de maio de 1984, contudo, uma página dedicada aos jovens é reativada. É constituído um grupo de apoio, que começa a preparar o material a ser publicado, solicitando a colaboração dos jovens nas comunidades. O espaço dos jovens, contudo, ainda não tinha nome, o que foi acontecer somente na edição da segunda quinzena de outubro de 1984, passando a se chamar Página Jovem, nome que se mantém até hoje. A Página Jovem é editada uma vez por mês, e hoje está na antepenúltima página do Jornal Evangélico.

NOSSO ESPAÇO

Saindo alternadamente com a Página Jovem, surgiu, na primeira quinzena de maio de 1984, a página das mulheres. Nesta edição, a Presidente Nacional da OASE, Lilian Lengler, informa aos leitores a criação deste espaço, que foi acertado no primeiro Congresso Nacional da OASE.

Lilian explica que a nova página pretende auxiliar com notícias e outros assuntos de interesse dos grupos e das mulheres evangélicas em sua vida de fé.

A exemplo da Página Jovem, a página das mulheres no início não tem nome e é solicitado a elas que enviem sugestões ao JOREV. O nome irá surgir quatro edições depois, na primeira quinzena de agosto. Nosso Espaço — Nossas Esperanças foi uma sugestão de Anna Lange, de Curitiba, na época orientadora regional da OASE da Região 2. Nesta mesma edição, é sugerido que se mande material para suprir o espaço e que c que for publicado seja utilizado para debates e estudos nos grupos da OASE c nas comunidades.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa
 

HISTÓRIA
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br