Pedra angular: Um resgate da história de Nova Paris

16/04/2010


Sério - Uma parte da história da Comunidade Evangélica Nova Paris, de Araguari, foi resgatada. Em 2008, a pedra angular da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Paróquia de Conventos, foi retirada, e no último dia 27, recolocada.

De acordo com o pastor Jair Dragon, foi encontrada uma carta escrita pelo falecido professor Eduardo Streher, do dia 2 de junho de 1917, data em que a pedra foi posta. “Não foi possível identificar mais nada, apenas palavras soltas em alemão gótico, que é difícil identificar hoje. O papel estava muito deteriorado”, explica. Outra relíquia descoberta foi o jornal Deutsche Post, que, segundo o pastor, era de São Leopoldo, com data de 24 de junho de 1917. “Como também era em alemão, conseguimos ver alguns anúncios em português de lojas de Porto Alegre, Novo Hamburgo e da cidade em que o periódico circulava. Fizemos até algumas cópias dele para guardar”, afirma.

Para ele os documentos são essenciais para resgatar a história da localidade, ainda mais que as pessoas daquela época já faleceram. “Todos se alegraram por terem agora o que contar para as gerações futuras”, exalta. A comunidade possui hoje cerca de 20 famílias. No mesmo dia foi realizado um culto pelo pastor Marcos Bechert, pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari.

Dragon ainda lembra que foi feita uma ata para ser colocada com os outros documentos descobertos. “Escrevi dados históricos da comunidade, município e país, como por exemplo o valor do salário mínimo e também da arroba de fumo”, encerra.

Jornal Informativo do Vale
Jornalista Bruna Lovato

 


Autor(a): Paróquia Evangélica de Conventos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari / Paróquia: Conventos (Lajeado-RS)
ID: 6030
COMUNICAÇÃO
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br