Por maior integração com IECLB e comunidades

DIRETORES DO JOREV

01/08/1988

Por maior integração com IECLB e comunidades

P. Johannes Fr. Hasenack

Pode ter sido impressão subjetiva, motivada talvez pelo próprio distanciamento da tarefa. Mas, na época quando me coube assumir a direção do Jornal Evangélico, este jornal me parecia estar voando um tanto solto no grande espaço de liberdade da IECLB no Brasil. Parecia-me indicada uma maior integração com a IECLB e suas comunidades. Resultou daí uma meta de trabalho que caracterizei com o termo da aproximação, entendendo-a nos seguintes níveis e aspectos:

a — Aproximação ao Evangelho: Esta meta se sugeria pelo próprio nome do jornal. A meu ver, convinha ressaltar no Jornal Evangélico a sua característica de jornal de Igreja, dando maior espaço à boa-nova, a estudo bíblico, a matérias sobre a fé e a vida, a notícias do âmbito da Igreja.

b — Aproximação à direção da Igreja: Por não ser órgão oficial da IECLB, o Jornal Evangélico se encontra sempre em certa distância em relação aos órgãos diretivos da Igreja. Este distanciamento objetivo é sadio para um veículo de informação e formação de caráter evangélico-luterano e necessário para o desempenho de uma atividade jornalística profissional, responsável e participativa, que também implica conflitos e tensões. A distância, porém, deve ser sempre comedida, isto é, convenientemente regulada e avaliada, e, na medida do possível, não resultar em rompimento ou polarização polêmica. A aproximação neste nível podia acontecer, por exemplo, mediante a veiculação regular de notícias e informações do interesse da IECLB, fazendo esta maior uso do seu jornal também para pronunciamento e comunicações.

c — Aproximação às Comunidades da IECLB: Era preciso manter-se melhor relacionado com este mercado cativo, onde o Jornal Evangélico ainda detinha um quase que monopólio. A aproximação às Comunidades tornou-se uma questão de sobrevivência. Era preciso manter os aproximadamente 50 por cento de assinantes que o jornal ainda tinha em relação a anos anteriores e, se possível, (re)conquistar desistentes e novos assinantes. A aproximação neste nível foi tentada com suplementos especiais para Paróquias/Comunidades e Regiões, com a realização de seminários com agentes distribuidores do jornal, com a admissão de correspondentes regionais. Partiu-se para este esforço para que a grande área da IECLB ficasse melhor espelhada no JOREV, facilitando às leitoras e aos leitores a identificação com o seu jornal, com a sua Comunidade e Igreja.

SETOR INDEPENDENTE

Com dedicação apenas parcial, ao lado de outras tarefas, não posso dizer que progredimos muito no sentido destas metras de aproximação. O período da minha gestão, também foi demasiado curto. Mas vi que, depois, os jornalistas fizeram esforços redobrados para continuar nesta caminhada de maior integração, por exemplo, multiplicando os suplementos Comunidade em Foco.

O funcionamento da Redação Central sob a direção da Editora Sinodal se revelou conflitivo, tanto para a direção e administração, como para a equipe de jornalistas. Após uma tentativa de demissão do então editor e jornalista Edelberto Behs e da jornalista Ingelore Starke Koch por decisão do Conselho da Editora, revertida por ordem da direção da Igreja, o Conselho Diretor da IECLB determinou que, daí por diante, os jornalistas deveriam trabalhar numa Redação Central como setor independente da Editora, sendo eles próprios responsáveis pelo Jornal e pelos seus resultados. Com isso o meu mandato findou, e o jornal ficou sem diretor, porque o Conselho Diretor, após esta intervenção, não teve preocupação em redefinir de imediato a estrutura da Redação Central e da Editora. Posso relatar esses fatos com franqueza e isenção de ânimo, porque sempre tentamos colocar acima de divergências pessoais e dificuldades estruturais a causa maior que nos cabe como setores de comunicação e de serviço.

Johannes Fr. Hasenack, pastor; é diretor da Editora Sinodal e nela atua desde de 1960.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 


Autor(a): Johannes Hasenack
Âmbito: IECLB
ID: 32174
HISTÓRIA
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br