Primeiro a Paciência, depois o Lenitivo!

17/09/2019

 

O lema que a Igreja para esta semana se lê em Romanos 15.4: “Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.”

Interessante! A Bíblia não elimina a nossa dor, o nosso sofrimento e nem tampouco a nossa morte. No entanto, ela afirma a cruz. O apóstolo Paulo foi um dos primeiros a fazer a opção pela Teologia da Cruz. Não é assim que, em cada casinha há uma cruzinha? Ela precisa ser entendida, meditada, trabalhada...

Como aguentar essa cruz? Com paciência! As Escrituras confortam e fortalecem, ou seja: dão coragem às pessoas que enfrentam o sofrimento com paciência. É a partir da paciência que uma pessoa consegue crescer e até encorpar a esperança.

Quem ouve a Palavra de Deus com ouvidos de ouvir experimenta desta paciência que promove conforto, confiança, alegria e o cuidado de Deus, em meio ao sofrimento.

Agora, quem nunca experimentou o sofrimento e a morte na pele, não tem condições de saber o que é este conforto do qual a Bíblia fala. Gente querida! Não tem chance de esse lenitivo ser descoberto nas palavras. Ele pode ser achado somente em meio às experiências!

Paulo prioriza a paciência. É só depois dela que vem o alívio prometido pelas Escrituras. Porque ele se expressa dessa forma? Ora, para deixar claro que a pessoa que não estiver disposta a sofrer e, a partir dessa postura, buscar refrigério noutro lugar, nunca o encontrará.
 


Autor(a): P. em. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53312
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br