"Raízes Afro-Asiáticas do Mundo Bíblico" discutidas em noite pública

09/06/2004

Altmann exaltou a parceria ecumênica e latino-americana
Ribla
1 | 1
Ampliar

Biblistas latino-americanos envolvidos com a Rede e a Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana (Ribla) compartilharam, em uma “noite pública”, sua reflexão em torno das “Raízes Afro-Asiáticos do Mundo Bíblico – desafios para a exegese e a hermenêutica latino-americana”. Este tema também foi o assunto central da reunião de Biblistas latino-americanos, realizada de 31 de maio a 5 de junho, na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo (RS), com a participação representantes de 11 países.

“Há uma grande influência africana no mundo bíblico e a pesquisa acadêmica, via de regra, negligenciou, omitiu ou negou esse legado na constituição da religião judaico-cristã”, frisou, na abertura da “noite pública” – 2 de junho, no Auditório do Colégio Sinodal - a professora da EST, Dra. Marga Ströher, integrante da comissão organizadora da reunião de Ribla. “As reflexões apresentações brotam do chão da realidade, do sofrimento, da dor, do preconceito sofrido pelo povo negro, mas também pela luta e solidariedade e caminhada pela libertação, acreditando que um outro mundo é possível também para o povo negro”, reforçou Marga.

No programa dessa noite, o tema da reunião foi apresentado em painel, encabeçado por dois biblistas afro-descendentes, Dr. Peter Nash e a Dra. Maricel Mena López. Também outros biblistas deram sua contribuição: Elsa Tamez, da Costa Rica; Alexandre Galazzi, de Macapá/Amapá; Jorge Pixley, da Nicarágua; Maria Chávez, da Bolívia; Nancy Cardoso Pereira, de Campinas/São Paulo; e o pastor da IECLB Dr. Milton Schwantes, professor da Umesp/ São Paulo. 

Na ocasião, o pastor presidente, Dr. Walter Altmann saudou o público em nome da IECLB e parabenizou os biblistas pelo encontro e pela importante contribuição ao trazer a público a reflexão sobre as raízes afro-asiáticas na Bíblia. Exaltou também a parceria ecumênica e latino-americana em torno do assunto, expressando o desejo de que a reunião de Ribla contribua para o bem da sociedade e para o Reino de Deus. 

Fonte: Notícias IECLB (ISK) 
 

COMUNICAÇÃO
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br