Área missionária entra em nova fase

10/10/2003

Muitas vezes já houve a queixa de que a nossa Igreja faz pouca missão e que seria uma Igreja que se basta a si mesma e está ausente em muitos lugares. Sem entrar no mérito dessa crítica, estamos na feliz situação de poder relatar um caso que contradiz essa afirmação.

Em 1999, a Paróquia Santo Amaro iniciou, com a coordenação do pastor Guilherme Nordmann, um trabalho visando propiciar atividades comunitárias para famílias luteranas no município de Embu, na Grande São Paulo. Essas famílias, em sua maioria, são provenientes dos estados da Região Sul e trabalham ligadas às indústrias de móveis instaladas no município. O núcleo foi caminhando com celebrações regulares nas residências até que, em 2002, foi alugado um pequeno salão para sediar as atividades.

Em 2001, começou uma outra iniciativa missionária, desta vez da Paróquia Centro, e coordenada pela pastora Vera Weissheimer, no município de Taboão da Serra, vizinho a Embu. Os estudos bíblicos e reuniões se transformaram em cultos e encontros regulares. 

Após algum tempo, os dois grupos tomaram conhecimento da existência um do outro e com alegria começaram visitas e participações mútuas em programações diversas. Logo as pessoas foram percebendo o grande potencial de uma caminhada em conjunto. As conversas avançaram e tomou-se a decisão de que essa caminhada deveria ser coordenada por uma só Paróquia, apostando-se na idéia de que concentrando forças podemos ir mais longe. 

Após várias consultas e reuniões, representantes das duas Paróquias definiram que os núcleos de Embu e Taboão serão acompanhados pela pastora Vera Weissheimer e pelo pastor Frederico Ludwig, da Paróquia Centro. A princípio continuam as atividades nos dois locais, e os próprios integrantes dos dois núcleos decidirão como querem direcionar o desenvolvimento de suas atividades.

Saudamos esse novo caminho como um testemunho de maturidade que deixa claro que a missão é um desafio da Igreja, e não desta ou daquela Paróquia. É a liberdade do Espírito que produz frutos e deixa todos mais à vontade.
 

COMUNICAÇÃO
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br