Reunião Anual do Conselho Nacional de Diaconia (CONAD) continua

Segundo Dia

26/04/2013

Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
Conselho Nacional de Diaconia (CONAD)
1 | 1
Ampliar

O segundo dia do encontro anual do CONAD começou com meditação dirigida por Elsa Janssen, presidente da associação nacional dos grupos de OASE. Elsa convidou o grupo a refletir sobre as tempestades que acometem nas nossas vidas e sobre a necessidade de nos mantermos dentro do barco guiado por Jesus Cristo.

Em seguida, o programa do encontro passou a mostrar uma pequena parte da riqueza de trabalhos diaconais que existe na IECLB. Houve relatos de diversos experiências diaconais que tem dado excelente resultado.

A Profa. Cleci Koch, do Sínodo Uruguai, falou sobre a experiência do trabalho na área do Cuidado com o Envelhecer. Destacou a importância da abordagem de questões relacionadas com espiritualidade, cuidado com a saúde e com a sexualidade. Envelhecer com qualidade de vida pode ser mais fácil do que se imagina.

O grupo de Diaconia da Paróquia Evangélica de Rolante, Sínodo Nordeste Gaúcho, também mostrou seu trabalho, através da apresentação feita pela Pa. Gabrielly Ramlow Allende e pela Sra. Marli Petry. Com a venda de roupas usadas, o grupo obtém recursos que são usados para diversos fins, como no auxílio a pessoas empobrecidas (alimentos, medicação e exames), compra de objetos e utensílios para pessoas com deficiência, doação de roupas e calçados para comunidades empobrecidas, enxovais para recém-nascidos, ajuda em caso de catástrofes naturais, etc. Dez por cento do resultado das vendas são direcionados para a Campanha Vai e Vem.

A seguir, a Diác. Simone Voigt abordou a experiência do curso Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia, desenvolvido no Sínodo Vale do Itajaí em 2012. Uma das seis etapas do curso foi desenvolvido em conjunto com o conselho sinodal. O curso foi marcante para a vida das pessoas a tal ponto de levá-lo a decidir reencontrar-se em 2013 em cindo datas agendadas.

Um repelente natural contra o mosquito da dengue, que afeta várias estados brasileiros, foi distribuído a todas as pessoas participantes, uma gentileza de Chirlei Weber, do Sínodo Mato Grosso.

A Diác. Cátia Berner, do Sínodo Noroeste Riograndense, relatou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Missão e Diaconia, na área de dependência química. O trabalho iniciou a partir de uma consulta feita sobre as necessidades da região. Assessoria foi buscada na Cruz Azul, que tem larga experiência na área. O Conselho organizou um seminário sobre o assunto na cidade de Três Passos.

Dirci Bubantz, da Instituição Beneficente Martinho Lutero, de Belo Horizonte, relatou sobre o processo de análise das ações diaconais institucionalizadas dentro do Sínodo Sudeste. Com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, o Sínodo organizou e publicou um balanço social de suas instituições diaconais.

Marilú Menezes, da Fundação Luterana de Diaconia, trouxe valiosas informações sobre o trabalho da FLD em diversas áreas, muitas delas em parceria com as coordenações da Secretaria da Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB. Uma delas é o trabalho de combate à violência doméstica. Para isso, está sendo planejado um curso de multiplicadores e multiplicadoras para a Exposição Interativa Nem Tão Doce Lar. O curso será em outubro de 2013 e irá convidar duas pessoas por sínodo. Também abordou a criação da Rede de Comércio Justo e Solidário, uma corrente de produção e comercialização de serviços e produtos socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.

A seguir Marilú falou sobre o mecanismo de resposta a emergências (apoio psicossocial de base comunitária) programa que visa a capacitar pessoas das comunidades da IECLB para atuar no caso de calamidades. O mecanismo está baseado em metodologias desenvolvidas pela organização ACT – Action by Churches Together (Ação Conjunta das Igrejas), da qual a FLD é membro.

A noite está reservada para um momento celebrativo, com rememoração da caminhada dos 25 anos da diaconia como setor de trabalho organizado nacionalmente na IECLB.
 

COMUNICAÇÃO
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br