Somente a Deus no céu louvor

Comentário e Reflexão

26/03/2014

HPD 86 – Somente a Deus no céu louvor

Letra: Nicolaus Decius, 1523; e Joachim Slüter, 1525

Melodia: Nicolaus Decius, 1523

Textos bíblicos: Lucas 2.14; II. Coríntios 13.13

Do hino HPD nº 86 Somente a Deus no céu louvor as 3 primeiras estrofes foram compostas em 1523 por Nicolaus Decius, originalmente no dialeto baixo-alemão: Deus Aleyne Hoge der sy yn EERE “ (Allein Gott in der Höh’ sei Ehr’). Ele usou por base o cântico Glória in excelsis Deo do século IV. - Mais tarde (em 1525) foi acrescentada a 4ª estrofe composta pelo pastor Joachim Slüter. – A colaboração de Martin Luther neste hino foi a tradução do dialeto baixo-alemão para a língua médio-alemão, (que mais tarde se tornou a base principal para o alto-alemão).

O autor da melodia deste hino também é Nicolaus Decius. Ele fez uma adaptação do canto gregoriano “Glória in excelsis Deo” da Liturgia medieval em latim com o cântico Sanctus em Festis duplicibus do Graduale Romanum. A primeira parte da melodia de “Somente a Deus no céu louvor” é semelhante ao “Glória” de uma canção litúrgica de Páscoa do século X.

Nicolaus Décius é considerado o autor e compositor dos mais antigos corais Evangélico Luteranos. Martin Luther escreveu seu primeiro coral somente em 1524 (veja HPD 147 “Das profundezas clamo a ti”). As melodias de Decius são baseadas naquelas usadas na missa em latim, mas ele as reformou e reformulou, a fim de refletirem o estilo das canções populares de sua época.

Descobriram-se três corais que são da autoria de Decius. Eles são (com os títulos originais do baixo alemão): 1. Deus Aleyne Hoge der sy yn EERE '’, 2 . “ Vader Godt Hyllich ys “, 3. O Lam Gades vnschüldich [ Allein Gott in der Höh sei Ehr , Heilig ist Gott der Vater , e O Lamm Gottes unschuldig ] . Esses corais eram projetados para substituir o Gloria , Sanctus , e Agnus Dei da Missa romana e para serem cantados pela congregação evangélica.
O conteúdo do hino na composição atual é louvor ao Deus triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A 1ª estrofe é uma confissão de fé; ela exalta o amor de Deus que, de graça, nos aceitou como seus filhos, nos libertou e nos deu a paz, bem no jeito da doutrina luterana. As 2ª, 3ª e 4ª estrofes são feitas em forma de oração ou adoração e agradecimento. Com as palavras da 2ª estrofes dirigimos nosso louvor ao Deus Pai, todo poderoso. Na 3ª estrofe falamos com o Filho unigênito, ou seja, o Cordeiro nde Deus que nos salvou. Na 4ª estrofe nos dirigimos ao Espírito Consolador que pode nos proteger e fortalecer.

Fontes: http://www.bach-cantatas.com/CM/Allein-Gott-in-der-Hoh.htm Nº 179 do Evangelisches Gesangbuch, für Bayern und Thüringen (2ª ed.), Munique e Weimar, 1995.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 86. Somente a Deus no céu
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 27484
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br