Subsídio Litúrgico - Tema do Ano 2017

12/11/2016

 

Subsídio Litúrgico Tema do Ano 2017

Dia previsto para o lançamento do Tema do Ano

Na IECLB, temos a prática de apresentar o novo Tema do Ano no início de um novo Ano Eclesiástico, ou seja, no Primeiro Domingo de Advento. Em 2016, o início de um novo Ano da Igreja será em 27 de novembro.

Momento no culto

O lançamento do novo Tema e Lema do Ano 2017 pode ser no início, logo após a Acolhida, no meio, antes dos Avisos, ou no fim do culto, no Envio. Escolha o melhor momento de apresentação do Tema e Lema do Ano, de acordo com o uso que o Tema e Lema e o cartaz tiverem na liturgia desenvolvida neste dia.

L. O Ano da Igreja inicia com o Domingo de Advento. Um novo Ano da Igreja traz consigo um novo Tema e Lema. O que temos para 2017?

Estamos prestes a entrar num ano muito esperado pelas igrejas luteranas no mundo.

1517-2017: chegamos ao Jubileu dos 500 anos da Reforma!

Diante do Jubileu dos 500 anos da Reforma, o Tema e Lema do Ano da IECLB nos convidam a expressar com júbilo e gratidão a nossa história de vida e fé. Este convite não quer que fiquemos olhando apenas para o passado da nossa história (1517). À luz do significado da Reforma, olhamos para o tempo presente, com vistas ao futuro da missão da igreja. E isso passa pela nossa vida em comunidade!

Uma boa forma de celebrar a nossa história de fé é cantar a Deus por tudo o que Deus fez e faz por nós!

O Reformador Martim Lutero soube expressar a fé através de HINOS. No Hino 155, do HPD, ele formulou, em dez estrofes, um canto de agradecimento pelos maiores benefícios que Deus em Cristo nos mostrou.

Para recebermos o novo Tema e Lema do Ano, convido a cantarmos a primeira estrofe desse grande Hino de Lutero, no HPD 155.

Prelúdio (apenas instrumento: coro de trombones ou órgão ou flautas ou orquestra)

Comunidade HPD 155, estrofe 1
(Durante o canto comunitário, uma ou duas pessoas entram com o cartaz ou banner do Tema e Lema do Ano 2017 e o levam até à frente da comunidade).

L. ALEGRES, JUBILAI! Igreja sempre em Reforma: Agora são outros 500!

Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28a)

(Salva de Palmas)

L. A Reforma nos deixou um legado! Há muito a festejar, mas também a rememorar. Perguntas sobre “quem é Deus?”, “Como age o Deus em quem cremos?”, “E quem é o ser humano diante de Deus?” levaram Lutero a desenvolver uma busca que redundou no grande movimento da Reforma. Estas perguntas também moveram o apóstolo Paulo e movem a nós hoje. É preciso ter clareza sobre Quem é o nosso Deus para confessarmos com toda a convicção o que propõe o Lema do ano 2017 Nele vivemos, nos movemos e existimos! (apontar para o Lema do Ano, no cartaz - Atos 17.28a).

Com o Hino 155, Lutero nos oferece um resumo dos principais temas com os quais ele se debateu: o ser humano, Deus, Cristo e o Espírito Santo. Esta é a herança teológica da IECLB. “Nas estrofes 2, 3 e 4 ele fala de sua própria experiência feita antes de 1517: a sua vida triste e vã sob o peso do pecado (2ª); a tentativa de salvar-se por meio de obras boas (3ª); e finalmente a certeza da salvação por graça (4ª)”.

(L. Creutzberg - Cristãos, alegres jubilai).

L. A certeza da salvação é o motivo da alegria cristã, cantada neste Hino.

Cantando as estrofes 2-4, meditemos, com Lutero:

Comunidade HPD 155, 2-4

L.Olhando para o cartaz do Tema do Ano, talvez vocês estranhem o fato de as cores da Rosa de Lutero estarem diferentes. Temos o verde e o amarelo acentuados. São as cores da nossa bandeira. Para a IECLB, o Jubileu dos 500 anos da Reforma tem como contexto o solo brasileiro. A nossa missão, enquanto igreja, é testemunhar a fé cristã, levando em conta os grandes desafios da nossa realidade. O Tema do Ano nos alerta: agora são outros 500! E aí? Como ser igreja nesta realidade? Que igreja queremos ser?

Vamos celebrar, sim, com os pés no chão, no chão em que pisamos. Vamos celebrar olhando para o Deus que nos olhou primeiro, que tomou a iniciativa de vir ao mundo, através do seu Filho Jesus Cristo.

A estrofe 5, do Hino 155, nos fala dessa iniciativa de Deus. Ela é muito própria para o tempo de Advento! Cantemos:

Comunidade HPD 155, estrofe 5

L. As estrofes que seguem continuam contando a história da salvação. É um belo Hino para o recuperarmos no ano do jubileu da Reforma, cantando em comunidade, cantando em família e meditando naquilo que Deus fez e faz por nós. Alegres, Jubilai! Igreja sempre em Reforma: Agora são outros 500. Na certeza de que tudo o que fizemos ou fazermos não são obras nossas, mas frutos do Espírito de Deus, o Consolador, prometido e enviado por Jesus Cristo, conforme o que Lutero expressa na estrofe 9 do nosso Hino, cantemos:

Comunidade HPD, estrofe 9


Cat. Dra. Erli Mansk
Coordenadora da Liturgia da IECLB
 


Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 40252
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br