Uma fortaleza de cipó - 40 anos da morte do Pastor Breno Schumann

26/07/2013

No ano em que se completam os 40 anos da morte do Pastor Breno Schumann, o Portal Luteranos apresenta uma série de prédicas, meditações e artigos publicados um ano após o seu falecimento trágico, ocorrido em Juiz de Fora/MG no dia 11 de março de 1973.

Breno Schumann recebera de um preso político uma cruz de Cristo feita à base de um cipó. Ele se identificava com esta cruz porque ela traduzia a imagem que ele mesmo tinha de Cristo – um Cristo magrinho, miudinho, mas forte como um cipó. Segundo Tereza Leite, que herdou esta imagem, Breno Schumann era uma fortaleza de cipó, resistente que nem cipó. Também ele era miudinho e magrinho, mas dotado de uma coragem, de uma capacidade de indignação, de revolta positiva contra tudo o que estava errado, que fosse injustiça; dotado de esperança, uma vocação para ser alegre e cheio de humor. (Veja depoimentos em: Celebração em memória dos 25 anos da morte do Pastor Breno Schumann)

O Portal apresenta quatro publicações:

1. Ressurreição – Uma reunião de prédicas editadas em julho de 1973 pelo Centro Ecumênico de Informações do Rio de Janeiro do qual Breno Schumann foi um dos fundadores.

2. Esperança – Uma coletânea de prédicas editadas em março de 1974 pelo Centro Ecumênico de Informações do Rio de Janeiro.

3. Quatro Textos Escolhidos - A publicação foi feita a pedido do então prefeito de Juiz de Fora/MG, Sr. Itamar Franco.

4. Seleção póstuma de prédicas e meditações reunidas pela Editora Sinodal e sua edição aconteceu em 1974.

Alguns dos textos publicados também se encontram em Irreverência, compromisso e liberdade. O testemunho ecumênico do pastor Breno Arno Schumann. Escola Superior de Teologia e Koinonia, 2004.

Para ver tudo o que foi publicado, clique  Breno Schumann
 

COMUNICAÇÃO
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br