Utilize a dinâmica de Motivação para a Campanha

28/05/2009

Utilize os cartazes da Vai Vem e faça a dinâmica para motivar as pessoas a participarem da campanha. A dinâmica foi elaborada pela Cat. Maria Dirlane Witt, do Departamento de Educação Cristã da IECLB.

Material necessário: Um cartaz da Campanha Vai e Vem com a parte branca, cinco folhas de cartolinas para a confecção dos quebra-cabeças (veja como confeccionar abaixo), um crachá no tamanho de 15 X 10cm para cada participante com o versículo bíblico de Isaías 43.1 (deixe um espaço antes do versículo bíblico para que cada participante possa colocar o seu nome), cordões de 70cm (um para cada pessoa), canetinhas coloridas, almofada para carimbo, cadeiras dispostas num círculo.

Confecção dos quebra-cabeças (opcional)
Os quebra-cabeças devem ser preparados antes do encontro. Após a escrita de uma frase e uma indicação bíblica numa cartolina, corte-a em diversas partes.
Escreva a frase e a indicação bíblica conforme segue:

1º cartaz
O nosso servir e todas as nossas ações são frutos do amor de Deus em nós.
(Mateus 20.28)

2º cartaz
Todas as pessoas, a partir do batismo, são chamadas a fazer parte da missão de Deus através do amor e do serviço.
(1 Tessalonicenses 3.12)

3º cartaz
A comunidade missionária que serve é aquela que se aproxima das pessoas, que luta pela vida digna, não só a de sua comunidade, mas vai além de seus muros.
(2 Coríntios 9.10)

4º cartaz
A comunidade missionária que atende ao convite de Deus e que serve é aquela que planta e rega através de ações e gestos solidários.
(1 Coríntios 3.6)

5º cartaz
A missão para a qual somos chamados se espelha na missão de Jesus, que se concretiza no servir humilde, acolhedor e inclusivo.
(João 13.14-15)

Descrição da dinâmica
Saudar os e as participantes com as palavras de Isaías 43.1, escrito no crachá que cada pessoa recebeu na entrada. Após, leia o texto abaixo como introdução à temática do encontro.

Texto introdutório
No versículo que acabamos de ler, percebemos que Deus nos chama pelo nosso nome. Ele conhece a cada um e a cada uma de nós. É um Deus presente, que nos acolhe e suaviza o nosso medo.
Como forma simbólica de dizerem sim a este chamado, escrevam nos cartões que receberam, acima do versículo bíblico, o seu nome. Cada pessoa perfura o cartão, prende o cordão, transformando-o em um crachá.

Após a escrita do nome, faça a seguinte pergunta:
– O que implica responder sim ao chamado de Deus?
(Estimule algumas pessoas para que se manifestem.)

Dinâmica do quebra-cabeça (opcional)
Formem grupos de quatro a seis pessoas. Distribua um quebra-cabeça para cada grupo. Após a montagem do quebra-cabeças, o grupo faz a leitura bíblica indicada e reflete sobre a sua relação com a frase e com o versículo de Isaías 43.1. Após convide cada grupo a compartilhar suas reflexões.

A partir das reflexões do grupos, acrescente o seguinte comentário:
Quando somos chamados e aceitos por Deus, através do nosso batismo, também somos lembrados das nossas vocações e compromissos cristãos. Cada pessoa batizada é chamada e enviada para ser missionária e servir onde ela se encontra. A gratidão pelo amor e por tudo o que recebemos de Deus nos motiva, com grande alegria, a colocarmos à disposição da missão de Deus nossos dons e nossas dádivas. Assim, servimos com amor, porque primeiro fomos servidos com amor pelo próprio Deus.
Uma das bonitas formas da família luterana participar da missão de Deus é através da Campanha Vai e Vem 2009 (mostrar o cartaz), que ajuda a manter projetos sociais junto às pessoas necessitadas. Nessa campanha, cada comunidade pode pensar diversas formas de engajamento. Para isso o primeiro passo é aceitar o convite e se dispor a ajudar para que a Campanha Vai e Vem cumpra com o seu objetivo. Assim, nesse momento, queremos exercitar, simbolicamente, este primeiro passo. Cada um cada uma de vocês é convidado a molhar o seu dedo polegar na almofada de carimbo e pressioná-lo sobre o espaço em branco do cartaz, dizendo: “Sim! Eu também gostaria muito de participar!”
Após este momento de compromisso assumido por cada pessoa, forme uma roda com os e as participantes e convide cada pessoa a pegar o seu crachá, entrelaçando-o através do cordão com o crachá das pessoas ao seu lado, simbolizando a importância da comunidade assumir em conjunto a sua vocação, atendendo ao chamado para a participação na missão de Deus.
O encontro pode ser finalizado nessa roda com uma oração de intercessão para que Deus continue acompanhando o grupo, ajudando-o a descobrir formas bonitas e criativas para a participação de todas as pessoas.

Após o momento de oração, combine com o grupo novos encontros para pensarem ações para o desenvolvimento da campanha vai e vem.

Observação: No lugar das digitais na parte branca do cartaz, convide as pessoas para escreverem seu nome ou colar uma pequena foto. Outra possibilidade é fotografar todo o grupo e colar a foto nesse espaço.Veja a Campanha Vai e Vem 2009 


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 2579
COMUNICAÇÃO
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br