Vida e fé necessitam de intercâmbio

Parceria entre a Igreja Evangélico-Luterana na Baviera com as Igrejas Luteranas na América Central (Costa Rica, Nicarágua, Honduras e El Salvador)

25/02/2016

Conferência CILCA - fevereiro/2016
Conferência CILCA - fevereiro/2016
Conferência CILCA - fevereiro/2016
1 | 1
Ampliar

Normalmente, pequenos grupos se reúnem com o Bispo Medardo Gomes na Secretaria do Bispo da Igreja Luterana em El Salvador. Hoje, é um dia especial para nós, sublinha a Pastora Guadalupe Cortez. Há 20 anos, temos uma parceria com a Igreja Evangélico-Luterana na Baviera (ELKB) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e estamos felizes por poder assinar novamente um acordo de cinco anos. O Conselheiro-Mor Pastor Michael Martin visitou, juntamente com o Pastor Hans Zeller, Secretário para a América Latina de Mission EineWelt, as quatro Igrejas na Costa Rica, Nicarágua, Honduras e El Salvador, para conhecer o trabalho destas.

Respondendo à pergunta por que a Igreja Evangélico-Luterana na Baviera tem parceria com Igrejas luteranas tão distantes, o Conselheiro-Mor Pastor Michael Martin, Diretor do Setor Ökumene und Kirchliches Leben (Ecumene e Vida eclesial) na sede da ELKB explica: Através de nossas parcerias, a comunhão global dentro da Federação Mundial Luterana é suprida de vida. Assim também acontece com as Igrejas na América Central. Os encontros com as Igrejas parceiras enriquecem a nossa fé, fortalecem a nossa capacidade de participarmos do envio de Deus a esta terra. Podemos aprender dos membros de Comunidades na América Central como a fé, em meio à pobreza, se transforma em uma âncora de esperança. Por outro lado, colaboradores bávaros prestam preciosa ajuda na formação e especialização de pessoas que trabalham para a Igreja.

Para o Bispo Medardo Gomez, está claro que As ações de parceria partem dos dons de todos cristãos, concedidos por Deus, para que realizem a Sua obra nesse mundo e continua: Para isto, as Igrejas, que têm ligação através de uma parceria, trocam os seus dons de tempo, da hospitalidade, da paciência e da compreensão. Eles são vitais para o agir de Deus neste mundo. Respondendo à pergunta por que isto é tão importante, vem a resposta: Reconhecendo e valorizando os dons dos outros, conseguimos entender a nossa comunhão e a nossa interdependência. Todos os nossos dons são necessários para desenvolvermos a capacidade conjunta de nos engajarmos na tarefa de Deus e nos desafios que a época nos coloca“.

Michael Martin confirma isto, apontando que Parcerias eclesiais, vividas no espírito da comunhão, são sinal do corpo único de Jesus Cristo em um mundo despedaçado. Os cristãos são reunidos, chamados e enviados para anunciar a eficácia criadora, salvífica e santificadora de Deus no mundo. As parcerias são um forte meio de expressão para o engajamento da ELKB no mundo globalizado. É tarefa de toda a Igreja de conscientizar-se de que ela é parte da Igreja Mundial Luterana. As fronteiras bávaras não devem ser as fronteiras da Igreja“.

Nesta troca intensiva não é pois, para menos, que este foi um dia importante para os cristãos luteranos, quando da prorrogação do acordo de parceria entre a Comunhão das Igrejas Luteranas na América Central (CILCA), a Igreja Evangélico-Luterana na Baviera (ELKB) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB, Pa. Silvia Genz, representou a IECLB na Conferência da CILCA, realizada em San Salvador, El Salvador, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016.


Autor(a): Comunicação Presidência IECLB (Mission EineWelt)
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Instância Nacional: Presidência
ID: 36998
COMUNICAÇÃO
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br