Voluntariado - uma Missão

04/01/2010

1 | 1
Ampliar

Deixar para trás família, amigos, namorado, conforto, dar uma pausa nos estudos e partir para um país desconhecido, para se inserir num contexto de muitas carências e dificuldades. É isso que os jovens que vem da Alemanha fazem, ao participarem do Programa “Voluntários de Missão”, com duração de 12 meses.

Do Primeiro Mundo para a favela

A Instituição Beneficente Martim Lutero – IBML, em Belo Horizonte/MG recebe integrantes desse programa há alguns anos e as insere nas unidades localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social.

A experiência dessas jovens é única para suas vidas e as marca profundamente. Para a IBML é uma oportunidade de compartilhar visões diferentes, de refletir suas práticas a partir de questionamentos trazidos por quem vem de outra cultura. É também uma possibilidade de mostrar a elas as dificuldades que enfrenta no dia a dia, seja pelas limitações que possui ou pelos problemas do contexto onde atua. Educadores e educandos da IBML também são beneficiados pela convivência e pelo intercâmbio que acontecem, ao ponto de, ano após ano, despedirem-se chorando das jovens que voltam ao seu país e receberem de braços abertos as que chegam.

Um esforço que vale à pena

Como bem expressou a coordenadora de uma das unidades, cada ano a história se repete: a paciência necessária na hora de trabalhar a integração das voluntárias nas unidades, as dificuldades no aprendizado da língua, o choque cultural, os problemas com a alimentação, a adaptação ao clima e ao ritmo do dia a dia. Mas, ao final de cada ano, na avaliação custo x benefício, é fácil perceber que o programa vale a pena e que todos os esforços investidos compensam.

Dirce Bubantz
Coordenadora de Projetos
Instituição Beneficente Martim Lutero
Belo Horizonte - MG


As voluntárias alemãs com colaboradoras da IBML


A integração total, na festa de São João


Voluntárias na festinha de despedidas


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 1845
COMUNICAÇÃO
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br