Comunidade em Belo Horizonte

Sínodo Sudeste



Rua Dona Salvadora , 37 - Serra
CEP 30220-230 - Belo Horizonte /MG - Brasil
Telefone(s): (31) 3281-1988 | (31) 9980-30286
belohorizonte@luteranos.com.br
ID: 363

Transfiguração do Senhor

06/02/2016

Lucas 9.28-36

Prezada Comunidade:

Nessa época de Carnaval, é muito comum que as igrejas proponham retiros e acampamentos. São retiros de convivência, de estudos bíblicos e de gincanas. O objetivo é oferecer uma proposta alternativa (e oposta) ao Carnaval. Conforme o texto do Evangelho de Lucas, também Jesus parece que fez uma espécie de retiro de oração. O ambiente era de recato e de silêncio. A tradição diz um desses momentos foi a TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR e aconteceu no monte Tabor. Jesus costumava subir esse monte para momentos de silêncio e de oração (Lc 9.18).  No texto que acabamos de ouvir, ele leva consigo os discípulos Pedro, João e Tiago, os mais íntimos de Jesus e os mesmos que o acompanharam para o monte das Oliveiras, no jardim de Getsêmani, na noite em que foi preso (conforme Mc 14.33 e Mt 26.37).

Lá no monte Tabor, os discípulos percebem uma alteração no rosto de Jesus. Este estado de Jesus pode ser comparado a seu estado depois de sua ressurreição, quando ele também é outro, mas ao mesmo tempo o mesmo (Lc 24.36ss). A transfiguração, ou melhor, a glorificação transporta Jesus de forma antecipada para a ressurreição; é primícia e manifestação da glorificação eterna de Jesus, a ressurreição!

De repente, surgem Moisés e Elias, que falam com Jesus. O assunto é a partida (vida e a morte) de Jesus. Os discípulos não entendem: Está tudo tão bonito e o assunto da conversa é a morte?

Em seguida, aparece uma nuvem que envolve a Moisés e Elias. Os discípulos ficam com muito medo. O seu temor faz sentido - se for relacionado com 2 Reis 2.11 (Indo eles andando e falando... e Elias subiu ao céu num redemoinho). Os discípulos temiam a possibilidade de Jesus também desaparecer junto com Elias. No entanto, da nuvem surge uma voz dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito: a ele ouvi. E, de repente, tudo muda. Moises e Elias foram embora. A voz sumiu. Jesus está sozinho.

O aprendizado desse momento foi o seguinte: A glorificação de Jesus chegará à sua plenitude, mas antes disso ele terá que passar pelo sofrimento de sua paixão e morte.

Tem pessoas que pensam que estar com Deus é estar livre de qualquer problema. Que pessoas que tem problemas na vida, são pessoas fracas de fé. No entanto, cada um de nós tem seus momentos de alegria e êxtase e também seus momentos de frustração e tristeza. A vida é assim para todos. E quem quer aproximar-se de Deus, deve escutar o que Jesus diz: Tome a sua cruz e siga-me (Lucas 9.23).

Nesse sentido, o fato que desperta a atenção no Evangelho de hoje é a palavra de Pedro (v. 33). Na proposta de Pedro transparece uma antiga tentação: a de eternizar o momento. É uma tentação própria das pessoas que agem impulsionadas pela emoção. Das pessoas que, quando tomadas de emoção, são capazes dos atos mais heróicos, das promessas mais impossíveis, da convicção inabalável de que tudo é simples e vai ser resolvido com aquele gesto. Hoje a psicologia nos alerta para as armadilhas dos momentos emotivos e nos aconselha com três regras importantes: “Não prometa nada quando estiver muito feliz; não responda nada quando estiver muito irritado; não decida nada quando estiver muito triste.” Os momentos de emoção – os positivos e os negativos – devem ser entendidos como MOMENTOS. Eles não duram para sempre.

A vida é repleta de momentos bons e momentos difíceis. O segredo está no que esses momentos bons e maus nos ensinam para poder continuar tocando a nossa vida. Certa vez recolhi alguns desses ensinamentos: 

EU APRENDI que ser gentil é mais importante do que estar certo; (certo ou errado?)

EU APRENDI que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las; (certo ou errado?)

EU APRENDI que eu sempre posso fazer uma oração por alguém, quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma; (certo ou errado?)

EU APRENDI que, algumas vezes, tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender; (certo ou errado?)

EU APRENDI que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa? (certo ou errado?)

EU APRENDI que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas; (certo ou errado?)

EU APRENDI que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência; (certo ou errado?)

EU APRENDI que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer. (certo ou errado?)

Querida Comunidade, o Evangelho de hoje nos desafia a entender e aceitar o milagre de cada momento. O milagre acontece em um momento. Por isso, é importante viver cada momento como um momento especial.

A ansiedade faz que as pessoas se comportem como os fotojornalistas diante de um fato histórico: acreditam que podem congelar o momento, fotograficamente. Dão asas à sua necessidade de eternizar aquela emoção. Essas pessoas tentam desesperadamente impedir a morte do momento. Mas, o milagre não pode ser eternizado, senão deixa de ser milagre. Por isso, por melhor que seja estar aqui, não devemos fazer três tendas.

No entanto, o que podemos levar de cada momento é um aprendizado, algo que nos ajude a tocar nossa vida, na certeza de que Deus está caminhando na nossa frente. Pois, o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com cada um(a) de nós. Amém.


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 28 / Versículo Final: 36
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36770

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br