Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

Atirar pedras...

01/07/2013

Atirar pedras...


No Evangelho de João, 8.3 – 11, Jesus é desafiado por alguns mestres da Lei e fariseus a dar o seu veredito sobre uma mulher apanhada em adultério.
Jesus, na verdade, se encontra numa situação extremamente delicada. Dependendo de sua resposta, também poderia ser apedrejado. Se dissesse: Não apedrejem! Ele estaria transgredindo a Lei de Moisés, conforme Levítico 20.10. Se dissesse: Apedrejem! Estaria infringindo as leis romanas que não permitiam nenhuma execução sem sua ordem.
Qual a saída para Jesus? Não opinar? Afirmar que não tem nada a ver com a vida daquela mulher!?
Jesus se inclina. Começa a escrever no chão. Ora provavelmente ao Pai. Busca no Pai a palavra sábia. Ao levantar diz sabiamente: “Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!”
A resposta de Jesus é esplêndida. Mas qual a sua importância para os nossos dias?
Em meio a tudo que acompanhamos nos últimos dias, a resposta de Jesus é uma luz no horizonte. A resposta de Jesus nos ajuda a ver que não basta simplesmente a lei. Jesus não está revogando a lei na sua afirmação. Para vivermos em sociedade, precisamos sim de leis, regras, disciplina e limites. A lei aponta o erro, a culpa. Mas a lei por si só mata. A lei precisa estar imbuída do amor que Deus revelou na cruz em Cristo Jesus. É na cruz que Deus nos liberta em Jesus Cristo da nossa consciência pesada, dos nossos erros e falhas. Na cruz a lei que mata é envolvida pelo amor que liberta da culpa.
Parafraseando: A lei condena e envia aos presídios, mas a cruz nos convida a criarmos estruturas de amor que ajudam estas pessoas a reencontrar o caminho da vida. Infelizmente essa não é a realidade a nossa volta. Temos a lei que condena, mas quase inexiste a dimensão da cruz que reeduca no amor de Cristo Jesus. 

No momento acompanhamos as manifestações por justiça, saúde, educação, transporte digno... e contra a corrupção. O que se pede na realidade é o cumprimento da Lei que está de forma magnífica na nossa constituição. Porém, a Lei para que seja cumprida também não necessita de atiradores de pedra. Não necessita dos vândalos que depredam o que é construído com o suor dos altos impostos. A Lei precisa do ingrediente da cruz de Cristo Jesus que não leva ao imediatismo do apedrejamento, mas do amor que sabe manifestar e dialogar de forma pacífica com o próximo e com nossas autoridades.
A cruz nos leva a cantar do amor que não quer calar diante das injustiças e corrupções de nossos dias. A cruz nos irmana para que a lei não simplesmente condene e deixe as pessoas jogadas pelos labirintos, mas esteja imbuída do amor que resgata e diga ao final como Jesus: “Vá e não peques mais”.
Senhor, tu não desejas o apedrejamento. Tu também não desejas a banalização da lei. Tu desejas que lei e amor andem de mãos dadas. A tua lei aponta o erro, mas a tua graça revelada na cruz abraça com o amor que procura o diálogo e que auxilia o outro a reencontrar o caminho da vida. Ajuda-nos, com o teu Santo Espírito, a encontrar sintonia entre lei e amor. Ajuda-nos a dialogar e encontrar caminhos para uma sociedade mais justa e humana. Desarma-nos hoje e sempre com o teu amor. Amém.

Pr. Ernani.
 


Autor(a): Pr. Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 23038

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br