Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

PALAVRA DO PASTOR - NOVEMBRO DE 2023

26/10/2023

Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que hora vai chegar o seu Senhor.
(Mateus 24.42)

O verbo vigiar, segundo o Novo Dicionário Aurélio, significa observar atentamente, estar atento a, velar por, procurar, tomar cuidado, observar ocultamente, espreitar. Já como verbo intransitivo, essa palavra significa estar acordado ou atento, estar de sentinela, estar alerta, velar. Se olharmos atentamente para os significados citados notaremos que não são tão sinônimos assim. Quando olhamos para o sentido de cada um deles, percebemos uma divergência nas implicações dos atos. Por exemplo: Quando falamos em velar, remetemo-nos a uma ideia de cuidado e até de respeito, pois, este termo, é muito utilizado em velórios, para o cuidado com a pessoa que faleceu. Por outro lado, a palavra espreitar remete a ideia de perigo. Aquele que espreita, ao contrário de quem vela, geralmente, não terá sua ação permeada por amor e cuidado, já que espreitar é observar ocultamente, sem a permissão ou sequer o conhecimento do observado.
Na atualidade também se observa que a palavra vigiar está muito associada a ideia de vigilância, isto é, vigilância como sinônimo de segurança. Por isso, temos cada vez mais empresas de vigilância e faixas em nossos bairros com o dizer: vigilância solidária. São tentativas de diminuir a insegurança e o medo que nos assolam.
Afinal, o que Jesus procura dizer com vigiar? Jesus quando fala aos seus discípulos sobre o vigiar, está sentado no monte das Oliveiras. Ele fala aos seus discípulos que o templo seria destruído. E os discípulos, curiosos, querem saber quando isso vai acontecer, que sinais haverá? Jesus fala em vigiar para não ser enganado pelos falsos mestres e messias, fala de guerras, da traição, do ódio, fala dos muitos sofrimentos que virão, mas deixa bem claro que “ninguém sabe o dia e nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai” (Mateus 24.36). O conselho de Jesus é: Fiquem vigiando!

Por que Jesus nos convida a vigiar? Ele convida a vigiar para que a última palavra não seja da violência, do caos, da guerra, da morte. Quando Jesus fala isso, ele sabe que está diante da crucificação. Mas a cruz, o sofrimento e a morte, não tem a última palavra. A última palavra de Deus é a ressurreição, o cuidado com a vida. Jesus nos convida a vigiar na sua ressurreição. Jesus deu a sua vida por nós, nos libertou do pecado, para que possamos ser vigilantes no seu amor, na sua paz, na sua justiça e no seu perdão. Jesus morreu na cruz por nós, nos abençoou com a ressurreição, não para ficar na espreita para ameaçar a vida, mas para velar pela vida fragilizada e ameaçada. É a vigilância no amor de Deus revelado em Jesus Cristo que vence as más atitudes humanas. É a vigilância no amor de Deus revelado em Jesus Cristo que nos abençoa com sinais de ressurreição, com um caminhar de mãos dadas diante dos sofrimentos, crises e inseguranças de nossos dias. Somente a vigilância no amor de Deus revelado em Jesus Cristo na cruz é que verdadeiramente nos capacita na construção de uma vigilância solidária, de um verdadeiro velar pela vida. Amém.
Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 71570

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br