Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

PALAVRA DO PASTOR - OUTUBRO DE 2022

30/09/2022

“Eis que Deus é a minha salvação; confiarei nele e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação”. (Isaías 12.2)

Confiar e não temer! Algo nada fácil na vida. Para não temer é preciso trabalhar o medo. O medo é uma emoção que tem seu lado positivo e negativo. O medo é positivo quando nos protege de algo que vá nos fazer mal. Quando estamos com medo ficamos mais alertas, mais cautelosos e com mais critérios para tomar decisões. Nesse sentido, podemos entender que o medo cumpre a função de nos deixar mais atentos para evitar episódios traumáticos. Ele é negativo quando nos impede de seguir adiante. Quem tem medo do futuro, por exemplo, não consegue viver bem o presente. Quem tem medo de nunca estar capacitado para os desafios da vida, não consegue evoluir, perde boas oportunidades na vida. O medo quando vira pânico em nossas vidas paralisa e impede de viver.

O medo está constantemente presente nas nossas vidas. A diferença é como o dosamos na nossa existência. Por isso, o orador do nosso texto diz: Eis que Deus é a minha salvação, confiarei e não temerei. Em Deus encontramos a dosagem ideal para os nossos medos. Quem, por exemplo, está a noite no trânsito e o tempo todo pensa que pode ser assaltado vive uma tensão muito maior do que aquele que na mesma situação recita o salmo 27: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” A situação de medo em si não muda, porém, na confiança no Senhor lidamos de outra forma. Ficamos em alerta sim, mas não deixamos o medo nos paralisar, nos impedir de servir com os nossos dons.

Muitas situações de nossas vidas podem ser comparadas a uma concha: A concha tem uma casca e  um núcleo muito macio. Por exemplo, se um grão de areia entra na concha, a areia áspera machuca sua carne. A concha tenta expelir o intruso e fracassa. O grão de areia fixou-se. A dor não pode ser eliminada. Então o animal, a partir do âmago da sua natureza, busca a força para transformar o sofrimento em triunfo. Do sofrimento e da aflição, da seiva de suas lágrimas, surge, em longos processos de crescimento interior, a pérola.

Na confiança em Deus está a força para transformar os medos e sofrimentos em pérolas de vida. O orador do nosso texto louva, pois confia que a ira de Deus se transformará em salvação. Sim, em Jesus Cristo Deus se faz a nossa salvação. A sua ira ele pôs sobre o seu próprio Filho, na cruz. Em Jesus Cristo ele nos liberta do pecado e nos oferece a sua salvação, o seu consolo, a sua luz no caminhar. Toda vez que olhamos para Jesus Cristo, também não deixamos o medo, a falta de autoestima, a insegurança quanto ao futuro, dominar nossas vidas, mas sim o seu amor salvador. Cantaremos não porque a vida não terá mais dores e sofrimentos, pedras que ferem e machucam, mas porque confiamos que a graça de Deus nos abraça e nos dá a força do seu Santo Espírito para transformar as adversidades da vida em manhãs de Páscoa. Que diante do que nos amedronta, aflige, deixa inseguros, nos tira o chão, possamos dizer com o orador do nosso texto: “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei nele e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação”. Amém.

Pr. Ernani

  


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68212

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br