Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

Tempo de Advento

Meditação

05/11/2009

No dia 29 de novembro rompe o tempo de Advento. O Advento é tempo de se preparar para receber o amor de Deus, um amor que convida as pessoas para confiar no Deus-Emanuel e servir com alegria uns aos outros. No tempo do Advento refletimos com amor e paciência sobre a vinda do Messias, do Salvador. Faz parte, desta reflexão, lembrar que Deus escolheu pessoas para que o Messias, o Enviado de Deus, pudesse vir ao mundo. Deus preparou sua vinda, sua chegada, cuidadosamente, com amor e misericórdia. Convidou e chamou pessoas para lhe auxiliarem: Anjos, Maria e José e tantos outros. Advento, portanto, nos lembra que: Deus nos serve em amor, isto é, de forma livre, gratuita, sem exigir retribuição.

Assim também Maria compreendeu sua missão e decidiu servir. Ao convite de Deus Maria diz: Eis- me aqui Senhor, sou tua serva, que se cumpra em mim segundo a tua palavra (Lucas 1.38). Maria ouve e se coloca a serviço do Senhor.

Como cristãos e cristãs, que se preparam no Advento para celebrar o Natal, precisamos ter ouvidos para duas palavras: amor e serviço. Advento nos convida a preparar nossos corações para uma fé movida pelo amor e não por interesses ou retribuição. Servimos e amamos porque Deus nos amou primeiro. É para isso que Advento quer nos preparar. No mundo capitalista somos educados a agir conforme a lei que diz: só faço se pagar, se ganhar algo em troca. Porém, Deus inverte esta lógica individualista e egocêntrica ao chamar pessoas a servirem com gratidão no coração. Pessoas que se doam sem a eterna visão e lógica da retribuição. Querida comunidade, façamos deste Advento uma oportunidade para fortalecermos ainda mais a nossa fé no Deus que vem nos servir em amor no Natal. No Deus que deseja contar conosco para que a sua obra salvadora toque e transforme cada dia mais pessoas. Sei que assim como Maria se coloca humildemente a disposição do Senhor, muitos de vocês também o fazem com amor e gratidão no coração. Sou grato a Deus, pois assim como Maria se doa

sem reservas a bonita obra salvadora de Deus, também muitos de vocês o fazem na comunidade e em tantas outras instituições e locais de trabalho. Como é maravilhoso quando se ouve pessoas em nossa comunidade perguntar: Pastor, no que posso ajudar?

Que o Advento seja um tempo não de correrias, mas de parar e ouvir o chamado de Deus que convida a amar e valorizar a vida que nos cerca. Se não tivermos tempo para ouvir como Maria, será difícil dizer: Eis- me aqui Senhor, sou tua/teu serva/o, que se cumpra em mim segundo a tua palavra. Será difícil abraçar, cuidar, afagar, valorizar, preservar, amar e perdoar a família, a comunidade, os amigos, a natureza, os animais... Será difícil viver a vida, pois vida sem a âncora da fé em Cristo Jesus é vazia e sem sentido.

Senhor, sê conosco neste Advento. Toca-nos com o teu Santo Espírito para que tenhamos tempo para te ouvir. Tempo para preparar nossos corações e mentes para a tua chegada. Pois é o teu amor revelado em Jesus Cristo que nos faz servir em alegria e esperança. Amém.

P. Ernani.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br