Paróquia Martin Luther

Sínodo Norte Catarinense



Rua Tubarão , 326 - América
CEP 89204-340 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1817 | (47) 9841-60283
cejpml@netvision.com.br
ID: 210

Lucas 18.1-8 - Crer hoje

Prédica

21/10/2007


Leitura Bíblica Básica: Lucas 18.1-8
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 21/10/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.

O texto nos fala de perseverança na fé, onde uma viúva foi perseverante, não desistiu até ver sua causa ganha.

O texto está contido num contexto de pergunta pelo fim dos tempos, pela vinda do Reino de Deus (ver Lucas 17.20-37). Jesus quer dizer que, do mesmo modo como a viúva foi perseverante, nós, cristãos, devemos perseverar firmes na fé até o fim dos tempos, pois o tempo de Deus irá chegar, o Reino virá, Deus julgará a favor do seu povo.

Mas aquele que não estiver firme na fé, como poderá ser ajudado por Deus? Por isso, Jesus pergunta, no versículo 8: Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

Por isso, o convite é para que cada um de nós permaneça firme na fé até o fim dos dias, mesmo que, muitas vezes, sejamos tentados a nos desviar de Deus. Por isso, Jesus nos diz em Apocalipse 2.10: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.

Neste sentido, nos aponta o livro do Apocalipse. O sexto selo nos mostra que devemos ouvir a voz de Deus hoje, agora, que devemos ficar firmes na fé hoje e até o fim de nossos dias, porque, depois, será tarde demais. Diz Apocalipse 6.12-17:

Em seguida vi o Cordeiro quebrar o sexto selo. Houve um violento terremoto, o sol se tornou negro como uma roupa de luto, e a lua ficou toda vermelha como sangue. As estrelas caíram do céu sobre a terra, como os figos verdes caem da figueira sacudida por um vento forte. O céu desapareceu como um rolo de papel que se enrola de novo, e todos os montes e ilhas foram tirados dos seus lugares. Então os reis do mundo inteiro, os governadores e os chefes militares, os ricos e os poderosos e todas as outras pessoas, escravas ou livres, se esconderam nas cavernas e debaixo das rochas das montanhas. E gritavam para os montes e para as rochas: - caiam sobre nós e nos escondam dos olhos daquele que está sentado no trono e nos protejam da ira do Cordeiro! Pois já chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá agüentá-la? (texto na linguagem de hoje).

Estes versículos falam das coisas que ainda vão acontecer até o fim dos tempos. Quer mostrar que, num futuro próximo, o tempo do fim chegará e a vitória será dos cristãos. Quer também lembrar que o tempo de crer é hoje, pois, no tempo do fim, pode ser tarde. A explicação da linguagem simbólica aqui utilizada ajuda a entender esta interpretação:

- Sol se torna negro - O sol simboliza Jesus. O sol brilha para todos. Todos tiveram a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus, através de Jesus, que se tornou ser humano. Quando Jesus vier, isto não será mais possível. O sol não brilhará mais. Não é mais possível converter-se a Deus.

- A lua torna-se cor de sangue - A lua não possui luz própria. Reflete a luz do sol. Ela é o símbolo da lei de Deus, mas que não pode, por si só, transformar o coração humano para que creia em Deus, em Jesus. Agora, a lei somente condena, mostra nossa condição humana pecadora e afastada de Deus. A salvação não pode mais ser encontrada.

- O pergaminho enrolado - lembra um livro ou texto que não pode mais ser lido. Não é mais possível ter acesso à palavra de Deus. Quem não a ouviu até agora e creu, não poderá mais fazê-lo.

- Montes e ilhas que se movem do lugar - montes - grandes povos; ilhas - pequenos povos. Quer lembrar que todos os povos que não ouviram a voz de Deus, o apelo do evangelho serão abalados. Os v. 15-17 dizem que aqueles que não creram - poderosos, escravos, livres, reis, grandes, comandantes, ricos - fugirão de medo e temor, pois é chegado o dia de Deus.

Por isso, importa crer hoje. Amanhã pode ser tarde.

E, para exemplificar o que significa CRER, gostaria de usar uma ilustração:

Um menino subiu um muro e não consegue mais descer. Cai a noite e ele grita por socorro. O pai o escuta e se chega ao muro: Salva, filho, que eu te seguro! O filho: Pai, eu nem te enxergo direito!. O pai: Salta mesmo assim, filho. Eu estou te enxergando. Cria coragem, salta. O filho, no caso, não só acreditou que havia um pai, que era o pai dele que estava falando. Também teve a certeza de que o pai o seguraria, que não o deixaria cair. Saltou - e foi cair nos braços do pai. (livro PARÁBOLAS DA VIDA - meditações, de Lindolfo Weingäertner, p. 40, 41).

Crer é jogar-se, confiante, nos braços de Deus, na certeza de que ele não nos deixará cair. Jesus pergunta, no versículo 8: Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

Qual a resposta que eu irei dar a esta pergunta de Jesus?

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8870

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br