Paróquia Martin Luther

Sínodo Norte Catarinense



Rua Tubarão , 326 - América
CEP 89204-340 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1817 | (47) 9841-60283
cejpml@netvision.com.br
ID: 210

Salmos 23 - Jesus, o Bom Pastor

Prédica

13/04/2008


Leitura Bíblica Básica: Salmo 23
Outras Leituras: João 10.1-10
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 13/04/2008
Data Litúrgica: 4º Domingo da Páscoa

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O texto de João 10 nos apresenta a imagem de Jesus como o Bom Pastor, que cuida e conduz suas ovelhas com carinho, cuidado e dedicação. Ele não quer que nenhuma se perca.

O texto apresenta a imagem do curral onde estão reunidas as ovelhas. E, neste curral, não está somente o Bom Pastor, mas há também outras pessoas que querem prejudicar as ovelhas. No texto, estas pessoas são identificadas como ladrões e salteadores. Quem são estes ladrões e salteadores? Jesus provavelmente refere-se a:
1. Aos governantes de Israel, que pensam somente em governar em benefício próprio e não pelo bem das pessoas sob seu governo. As ações destes governantes são descritas em Ezequiel 34.3,4: Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
2. Aos escribas e fariseus, aos quais Jesus dirige palavras serveras em Mateus 23.4,24,25: Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Guias cegos... Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança.

Por isso, é preciso tomar cuidado. É preciso DISCERNIR, saber fazer a diferença, saber identificar a voz do Bom Pastor e dos falsos pastores, saber a diferença entre a proposta de vida de Jesus e as outras propostas.

O texto deixa claro que só Jesus é o verdadeiro Bom Pastor. Só ele é que pode nos conduzir vida afora, cuidando de nós, nos dando alegria de viver, nos dando vida em abundância, nos dando a salvação eterna, pois ele é a porta para a nossa salvação.

Mas vocês podem me perguntar: Como eu vou saber discernir, saber a diferença, saber o que é certo e o que é errado, saber quem é o verdadeiro Bom Pastor e quem é o ladrão e o salteador?

Muitas vezes, é fácil saber entre o que Jesus quer e o que ele não quer. Cito como exemplo Mateus 5.34-37: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Outras vezes, nem sempre é tão fácil saber distinguir entre o que nosso Bom Pastor nos diz e o que os ladrões e salteadores nos dizem. Cito como exemplo o próprio versículo 10 do nosso texto: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Muitos dizem para si mesmos ou até igrejas dizem: Deus não quer que você seja pobre. Até aqui, nenhum problema. Mas daí acrescentam: Deus quer que você seja rico. Peça que você receberá. E não peça somente por um carro. Nem um carro qualquer. Peça uma mercedes e peça com fervor que você receberá. Daí já há má interpretação da Palavra de Deus, e estamos dando lugar à ganância, à cobiça, que é contra a vontade de Deus (Provérbios 1.19; Tito 1.7; Judas 11; Tiago 1.14,15)

Para ter este discernimento, é preciso CONHECER A JESUS. (João 10.14) As ovelhas que conhecem a voz (v. 4) do Bom Pastor. Não seguem a estranhos justamente porque conhecem o Bom Pastor.

E este CONHECER A VOZ do Bom Pastor significa conhecer os ensinamentos de Jesus, o que ele quer de nós. E este conhecer a Jesus, o Bom Pastor, somente é possível se nós mantemos comunhão com ele. De que forma isto é possível?
1. lendo sua palavra, deixada para nós na Bíblia;
2. orando;
3. tendo comunhão com irmãos e irmãs na fé.

É isto o que nos mostra o exemplo da Comunidade cristã de Jerusalém, conforme lemos em Atos dos Apóstolos 2.42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Para sabermos discernir, precisamos nos EXERCITAR NA FÉ. Precisamos manter comunhão com irmãos e irmãs na fé. - Na comunhão com irmãos e irmãs na fé, iremos sentir o Bom Pastor nos conduzindo, nos abençoando;
- Na comunhão com irmãos e irmãs na fé, vamos encontrar orientação certa quando os falsos pastores quiserem nos desviar do caminho de Jesus;
- Na comunhão com irmãos e irmãs na fé, vamos orar juntos;
- Na comunhão com irmãos e irmãs na fé, vamos ler e estudar juntos a Palavra de Deus, que é lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho (Salmo 119.105).

Jesus é o nosso Bom Pastor. Que possamos ouvir sua voz e andar nos seus caminhos.

Amém.


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 4º Domingo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 23
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8818

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br