Sínodo Noroeste Riograndense



Travessa Dr. Bruno Dockhorn , 113
CEP 98910-000 - Três de Maio /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3535-1103 | (55) 9997-25314
sinodonoroeste@luteranos.com.br
ID: 12

7° Dia Sinodal da Família – Tudo nesse mundo tem o seu tempo

22/04/2010




O tempo é precioso. Havia um período em que as coisas andavam mais devagar e bastavam os marcadores naturais do tempo, como o sol, a lua, as estações do ano, a rotação da terra. Como o ritmo de vida era mais lento, havia o tempo de se curtir a infância, a juventude e a fase adulta. Em relação a essas fases da vida ficava assim mesmo a sensação de que havia passado depressa.

Na atualidade o tempo é medida por instrumentos cada vez mais precisos. Mas o que sobressai é a sensação de que o tempo parece ser mais curto. Tudo passa rapidamente. Exige pressa, exatidão. A maioria das pessoas não dispõe mais de tempo. O tempo está todo ocupado por tarefas, atividades profissional e compromisso inadiáveis, confirmando a constatação do poeta Mário Quintana

“Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!”

Assim não há mais tempo para se ficar à toa com a família, tempo para simplesmente jogar conversa fora ou até resolver problemas cotidianos da vida familiar. Não há mais tempo para o envolvimento na vida da comunidade ou o voluntariado para tarefas comunitárias. O tempo é algo escasso para a maioria das pessoas. A gente não se dá o tempo. Necessitamos uma reflexão crítica sobre este assunto.

“Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.” (Mário Quintana, do poema “O Tempo”).

Tudo neste mundo tem o seu tempo. Este é o tema do 7° Dia Sinodal da Família que acontece no dia 23 de maio de 2010 em Horizontina. O tema é uma afirmação bíblica do livro de Eclesiastes 3.1 e que tem a sua origem na sabedoria popular de pessoas que experimentaram na vida as diversas experiências que ela reserva e afirmam: tudo tem o seu tempo. O que com certeza nos faz refletir a respeito do que fazemos com o tempo que está a nosso dispor. Pois não somos donos nem proprietários de nosso tempo de vida. Diferente é com Deus. Ele é Senhor sobre o tempo. E Dele o recebemos de graça. A sabedoria consiste em saber tirar o proveito adequado deste tempo que nos é presenteado.

Uma oportunidade para aproveitar bem o tempo é participar do 7° Dia Sinodal da Família, propiciando tempo para fazer isto em família, celebrara a fé e a esperança cristã. Sintam-se convidados a fazer parte da grande comunidade que estará reunida em Horizontina no dia 23 de maio de 2010, Dia de Pentecostes. Participe com a sua família. Vai ser um dia especial.

P. Sinodal Renato Küntzer



Autor(a): Sínodo Noroeste Riograndense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Noroeste Riograndense
ID: 4327

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br