Sínodo Noroeste Riograndense



Travessa Dr. Bruno Dockhorn , 113
CEP 98910-000 - Três de Maio /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3535-1103 | (55) 9997-25314
sinodonoroeste@luteranos.com.br
ID: 12

Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica celebrada em Três Passos

19/02/2010

1 | 1
Ampliar


Na quarta-feira de Cinzas, aconteceu em nível nacional o início da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. O Tema deste ano é: Economia e Vida. O lema que orienta a vivência da Campanha está baseado em Mateus 6.24 “vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Todas as Paróquias e Comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil são chamadas para celebrar e desenvolver atividades Ecumênicas que dão testemunho de que a vida é dom precioso de Deus e que é preciso criar condições para o desenvolvimento de uma economia que leve em consideração a dignidade humana.

Sendo assim, a Paróquia Santa Inês e a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Três Passos reuniram seus membros, no Templo Católico, para celebrarem a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. A celebração foi dirigida pelo Padre Mauro Luiz Argenton, Diácona Cátia Patrícia Berner, Pastor Ernóbio Velten e Pastor Günter Bayerl Padilha. Durante a pregação tanto o Padre Mauro quanto o Pastor Günter se referiram a exigência da escolha entre Deus e o dinheiro que o Evangelho impõe para as pessoas cristãs. Além disso, afirmaram que são os pequenos gestos de solidariedade, amizade e abandono do consumismo que fazem a grande diferença na sociedade que visa o lucro acima de todas as coisas. Padre Mauro afirmou: “Os valores mais importantes não podem ser comprados ou vendidos, mas são gratuitos, como a vida, a família, os amigos verdadeiros, a presença de Deus. O consumismo, além de criar a insatisfação permanente, está nos levando à destruição do meio ambiente. Nosso planeta não vai aceitar por muito tempo essa nossa cultura consumista e destrutiva.” Portanto, A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 desafia as pessoas cristãs a uma nova postura diante do dinheiro e perante Deus.

Como sinal de que as pessoas, ali presentes, estavam dispostas a buscar transformação de pensamentos e atitudes receberem dos celebrantes a imposição das cinzas. As cinzas no Antigo Testamento são um de arrependimento e conversão diante do anúncio da Palavra de Deus. Por isso, são utilizadas no início da Quaresma para demonstrar o desejo de mudança que está no coração das pessoas tementes a Deus.

A Celebração de Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 foi um testemunho cristão de que a vida precisa ser preservada diante de uma economia que explora, escraviza e exclui. O Pastor Günter disse: Por isso, as pessoas cristãs, independentes de credos ou convicções religiosas, precisam encontrar maneiras de, em suas comunidades, criarem espaços que valorizem a vida. Este ano a Campanha da Fraternidade dá sinais que a união entre as pessoas cristãs é uma alternativa viável para que seja superada a violência, o descaso com a natureza e a pobreza na sociedade. Por isso, como Igrejas Cristãs, somos cada vez mais desafiados a unir forças na luta pela valorização e preservação da vida.

Günter Bayerl Padilha
Pastor da IECLB em Três Passos – RS



Veja mais informações sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica - 2010
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br