Sínodo Noroeste Riograndense



Travessa Dr. Bruno Dockhorn , 113
CEP 98910-000 - Três de Maio /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3535-1103 | (55) 9997-25314
sinodonoroeste@luteranos.com.br
ID: 12

Mensagem de Páscoa do Sínodo Noroeste Riograndense

02/04/2015

Lucas 24.13-35:

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Páscoa: passagem da desesperança para a esperança; da morte para a vida.

Conta o Evangelho de Lucas 24.13-35, que duas pessoas, seguidoras de Jesus Cristo, seguiam o caminho de Jerusalém a Emaús, desolados conversando sobre os últimos acontecimentos: Crucificação e morte de Jesus. Estavam totalmente vencidos: sem esperança e sem motivação para continuar a vida.

A crucificação não tirou apenas a vida de uma pessoa, mas matou a esperança de um povo que acreditava que Este seria o Salvador. Por isso, eles mesmos se sentiam acabados e derrotados. O fim não havia chegado apenas para Jesus, mas também para aqueles que esperavam que de Jesus viria a vitória.

Os dois seguidores de Jesus sentiam-se tão derrotados e tão pra baixos que não conseguiam reconhecer o que se passava ao seu redor. A decepção e a dor lhes haviam cegados completamente. Tanto assim, que Jesus veio a encontrar-se com os dois, perguntando sobre o que conversavam pelo caminho e eles lhe contaram tudo o que havia acontecido com Jesus e ouviram os ensinamentos de Jesus sobre si mesmo conforme as Escrituras escreviam, e não O reconheceram. A descrença era tanta que nem mesmo acreditaram no testemunho das mulheres que lhes disseram que Jesus havia ressuscitado e vivia.

Mas um ensinamento de Jesus eles haviam guardado: a solidariedade. Ao chegarem em Emaús, Jesus quer prosseguir o caminho, eles porém, com o coração ardendo pelas palavras que ouviram durante o caminhar, insistem para que Ele passe anoite ali, na casa deles. Jesus aceita o convite e senta-se à mesa com os dois. Neste momento Ele tomou e “partiu o pão e deu graças a Deus”. Através deste gesto de Jesus lhes caiu a cegueira e eles reconheceram e viram que Jesus de fato havia ressuscitado. Neste momento Jesus desaparece, o que não os abala mais. Pois o Senhor está vivo.

A certeza de que Cristo está vivo transforma a vida deles. Agora, tomados pela esperança, a vida começa a pulsar novamente em seus corpos. A ressurreição é passar da desesperança para a esperança e o despertar da morte para a vida.

Pois a morte também é motivo de desesperança, de derrota e do fim para nós. Pois também nós somos cegados pela dor da morte, que faz tudo perder o seu sentido a tal ponto que muitas vezes nem reconhecemos mais o próprio Cristo que caminha ao nosso lado e nem O reconhecemos quando Ele fala conosco. Isso até que algo nos faz abrir os olhos e percebermos que Cristo passou pela cruz e a morte, mas que Ele está vivo entre nós.

E assim como os discípulos de Emaús, que, ao reconhecer Jesus, perderam o medo e a desesperança e voltaram confiantes para Jerusalém, assim também nós, ao reconhecermos o Cristo Vivo podemos retornar confiantes para a vida a partir da fé.

É neste retornar confiantes e com ânimo que podemos perceber o verdadeiro significado da Páscoa. Porque Páscoa é a vitória da vida sobre a morte. É a certeza de que o Cristo ressurreto caminha ao nosso lado e nos sustenta em todos os momentos.

Por isso, irmãos e irmãs em Cristo, Páscoa, a ressurreição de Jesus é a passagem da desesperança para a esperança, é a vitória do bem sobre o mal. É o despertar da morte para vida.

Feliz e abençoada Páscoa!

São os votos do Sínodo Noroeste Riograndense

                                     Pastor Sinodal, Vilson E. Thielke
 


Autor(a): Pastor Sinodal Vilson Thielke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Noroeste Riograndense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32686

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br