Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Eleições municipais - 2016

CARTA PASTORAL (versão resumida)

16/08/2016

Eleições municipais - 2016

CARTA PASTORAL (versão resumida)

Buscai o bem e não o mal, para que vivais.
Amós 5.14

Estamos às vésperas de eleições municipais em nosso país. A Presidência da IECLB entende que é oportuno e necessário refletir sobre ética na política! Vamos aproveitar o período de campanha para refletir e conversar sobre esse assunto. Mais que isso, vamos nos empenhar para que candidatos, candidatas, eleitores e eleitoras façam desta eleição municipal um mutirão em favor da ética na política!

Com regularidade, a Presidência da IECLB manifestou-se em períodos de eleições. Muitas dessas manifestações continuam atuais, das quais destacamos alguns extratos.

Pelo amor, as pessoas cristãs são servidoras umas das outras (Gálatas 5.13), e esse servir inclui a política. Assim, às vésperas de novas eleições municipais, reafirmamos a nossa responsabilidade, como Igreja de Jesus Cristo, nos assuntos políticos e sociais de nossa pátria.

Há critérios e perguntas que nos ajudam na hora de definir nosso voto. Como está o lugar onde moramos? Todas as crianças e jovens estão na escola? As pessoas recebem prontamente o adequado atendimento à saúde? Todos os adultos têm trabalho e ocupação dignos? A política é transparente? A população pode participar nos processos de decisão e nos programas, ou é mero objeto?

Quem são esses candidatos e essas candidatas que se apresentam? As promessas que fazem, são realizáveis? Irão beneficiar a quem? Que visão têm do seu município? Os projetos que apresentam favorecem a população como um todo, ou apenas a alguns grupos? O que pensam acerca de segurança pública, saneamento e moradia? Que projetos têm para melhorar as áreas mais pobres do município?

Vote! Não anule o seu voto! Valorize sua opinião e convide outras pessoas a fazerem o mesmo. - Lembre-se: nem todos os políticos são iguais. Examine bem e busque os melhores e mais confiáveis! - Confira quem financia o seu candidato ou a sua candidata. Você acha que ele ou ela vai trabalhar em favor da sociedade ou de quem deu o financiamento? - Procure dar seu voto a quem busca o bem geral do povo.

Diante das eleições municipais em 2016, a Presidência da IECLB reafirma a histórica contribuição desta Igreja pela política com ética como instrumento e meio indispensáveis e insubstituíveis para o bem do povo. Chegou o tempo de darmos atenção toda especial a duas questões. Em primeiro lugar, para o bem do lugar onde vivemos, vamos afirmar e defender: O voto não está à venda! Não quero dinheiro, nem favor! Apenas quero ética na política! Em segundo lugar, vamos nos empenhar pela corresponsabilidade entre quem vota e quem é eleito. Não basta votar. É preciso acompanhar e fiscalizar.

Nós temos o direito de exigir ética na política. Por causa da mesma ética, nós temos o dever de ser candidato, candidata, eleitor e eleitora com ética. Voto não se compra! Vota não se vende! Política tem que ser com ética! Busquemos, pois, o bem e não o mal, sempre, também através destas eleições municipais. E participemos ativamente depois das próximas eleições, para que a ética floresça e produza frutos nas lavouras e nos pomares da política, lá onde vivemos!


Porto Alegre, agosto de 2016

P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB


Veja a íntegra da carta pastoral aqui.
 


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
ID: 39170

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br