Avenida 14 , 466 - Cidade Nova
CEP 13500-000 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 1723

Breve histórico da Comunidade em Rio Claro

Breve histórico da comunidade de rio claro

Graças a fé e a mobilização dos imigrantes luteranos, vindos da Alemanha e da Suíça, no dia 22 de setembro de 1883 fundaram oficialmente a Comunidade Evangélica Luterana de Rio Claro, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do templo. Com o passar dos anos a Comunidade conseguiu se estruturar, consolidar e expandir. Para atender a necessidade do ensino, em 1882 foi criada uma escola pela Comunidade. Duas pessoas tentaram assumir o desafio mas não foram bem sucedidos. Por isso, a Comunidade entrou em contato com a Alemanha solicitando o envio de um professor. No dia 3 de dezembro de 1883 o então professor Theodor Koelle, com apenas 19 anos, assumiu a responsabilidade pela implantação da escola. Em 1897 o Sr. Theodor Koelle tornou-se o pastor da Comunidade. Escola e Igreja sempre estiveram intimamente relacionadas. Desde a década de 50 a Escola tem completa independência e pertence aos descendentes da família do referido pastor.
Em 1899 a Comunidade fundou o grupo de senhoras, hoje conhecido por OASE (Ordem Auxiliadora de senhoras evangélicas). Esse grupo é o mais antigo no Brasil.


Depois de consolidada a Comunidade, por muitos anos assumiu-se o compromisso de fazer missão no interior do Estado. Um exemplo disso foi a contratação de obreiros (1925 e 1930) para o ministério específico de atender os colonos no interior do Estado (São Carlos, Araraquara, Nova Europa, Bebedouro, Marilia) e até outros Estados, como Mato Grosso e Goiás. Esse projeto missionário foi possível graças ao apoio da Obra Gustavo Adolfo, criada no Brasil em 1922, na cidade de Campinas. Mais informações podem ser encontradas no site da Comunidade ou no livro editado pela Comunidade.

Situação atual da vida comunitária: Nos últimos anos, a Comunidade de Rio Claro vêm experimentando um dinâmico e fervoroso processo de crescimento e expansão em sua estrutura e vida comunitária. Atualmente congrega em torno de 650 pessoas batizadas e destas, 372 são membros inscritos e contribuintes. A Comunidade de Rio Claro faz parte da Paróquia de Rio Claro, a qual conta com dois pastorados em funcionamento. Pensando especificamente no trabalho diaconal, em 2009 a assembléia aprovou a contratação de um ministro/a que possa se dedicar a esse trabalho. Para o início desse terceiro ministério só falta concluir os estudos se sustentabilidade financeira, o que já está bastante adiantado. Com exceção de alguns empresários e profissionais liberais, a grande maioria dos membros são operários, muitos são idosos e aposentados. Para atingir as diferentes necessidades e expectativas das pessoas que participam na vida da Comunidade, multiplicamos e diversificamos propostas e atividades por meios de diferentes modalidades de encontros e grupos de interesse. Os trabalhos desenvolvidos estão organizados funcionalmente em departamentos/ministérios. Importante ressaltar que o ingresso de novos membros na Comunidade acontece por pessoas sem Igreja ou pessoas que já congregaram em alguma Igreja mas não estão mais se identificando devido as transformações que nelas ocorrem (praticas neo-pentecostais).


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br