Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

A misericórdia de Deus

Senhas diárias

03/10/2021

SENHAS DIÁRIAS - 03.10.2021
Jonas 4.10-11 – O Senhor Deus disse: Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!
Tiago 5.11 – O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
A história de Jonas é muito especial. Ao mesmo tempo, é muito educativa para nós. Ela nos mostra como não devemos ser e agir em relação às pessoas de forma geral. Mesmo as mais condenáveis, como os ninivitas, tem sobre si o amor de Deus e o Senhor se alegra quando alguma pessoa se arrepende de suas atitudes más e se volta para o Senhor e seus caminhos. Jonas mantinha uma posição de condenação, independente da atitude tomada pela cidade. Ele vê a mudança de todos mas seu coração permanece no ódio e ainda se sente traído por Deus. Jonas preferia ter sua palavra cumprida por Deus - em quarenta dias Nínive será destruída - do que aceitar a mudança na vida daquelas pessoas. Deus lhe dá uma lição bem simples onde mostra que Jonas tem misericórdia por uma planta e não quer ter misericórdia com centenas de milhares de pessoas e animais. Jonas tem razão em se indignar com a morte da planta, mesmo que nada tenha feito para que ela vivesse. Também se irritou porque perdeu a sombra sob a qual se abrigava do sol. Deus lhe mostra que Ele é o criador e autor da vida. Assim, todos os seres viventes são do Senhor e Ele é misericordioso com sua criação e quer que ela seja redimida e conheça os bons caminhos do Senhor.
É o que afirma Tiago. Deus é misericordioso e bondoso. Isso faz parte do ser de Deus. Ele é, necessariamente, bondoso e age com misericórdia para com o ser humano. Nós podemos confiar que temos valor especial para Deus, o Pai. Vimos isso em Jesus, o nazareno, que entregou sua própria vida para manter a nossa. Deus nos ama e é misericordioso. Confiemos nisso e vamos agir da mesma maneira em relação às pessoas que nos cercam. Todas têm o amor de Deus sobre si, mesmo que aos nossos olhos não sejam dignas. Nossos olhos não enxergam o que Deus enxerga. Nosso coração não sente o que o coração de Deus sente. Assim, amemos de fato e de verdade a quem também é criação e obra do amor do Pai. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 64592

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br