Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Associação Luterana ALVO

DIACONIA – O SERVIR CRISTÃO INTEGRAL
Em nosso calendário da IECLB temos marcada a celebração do “Dia Nacional da Diaconia” em cada ano. Este dia foi instituído em 1997. E este tem por objetivo refletir sobre Diaconia em nossas comunidades e demais organizações vinculadas confessionalmente à IECLB. A Diaconia é a maneira mais concreta de resposta da fé em Jesus Cristo, que acontece no serviço realizado àquele mais necessitado, em nossa realidade humana concreta.
Por isto, é de fundamental importância ter claro o significado deste termo. A Diaconia tem sua origem no mundo grego desde antes de Jesus. Esta palavra diakonia ou diakonein, em grego, significou em seu início, literalmente o servir à mesa, a distribuição de comida, ou prestação de serviços domésticos aos seus senhores onde se trabalhava como escravo. Com a vinda de Jesus, ganhou novo significado. Jesus veio não para estabelecer um reino terreno (político), mas um reino celeste (espiritual). Cristo veio não para fazer sua vontade, mas sim cumprir com a vontade do Pai que está nos céus (João 5.30).
Esta realidade demonstrava claramente o que os judeus aprendiam no Antigo testamento, (Dt. 10.19), o judeu deveria amar em seguimento aos mandamentos, com a proposta de servir ao próximo. Por isto, o seguidor de Jesus aprendia que quem queria ser o primeiro, este deveria servir. Este ensino temos no texto de Marcos 10.35-45, onde mostra a preocupação dos discípulos Tiago e João que desejavam ser honrados por Jesus. Os dois provavelmente tinham em mente que Cristo estabeleceria seu reino, ou seja, ocuparia o trono de Israel e queriam se assentar ao lado de Cristo quando isso acontecesse (v.37). Porém estavam distantes do pensamento de Jesus, pois esse tinha em mente o caminho do serviço e não do poder político ou do sistema dominante da época.
A proposta de Cristo a eles foi totalmente o inverso do que pensavam. Ao invés de honrarias e privilégios, teriam uma vida de serviço ao próximo (diaconia). Jesus deu o exemplo de como funciona o sistema mundano, que é opressor. Entre os seus seguidores não deveria ser assim, o que quisesse ser grande este é que deveria ser pequeno (servo).
Por isto, “Diaconia – O Serviço Cristão Integral,” exige dedicação, acima de tudo de tempo para o outro, de doar o que há de mais precioso nesta vida: “tempo para amar”. Isto não significa que esta ação deva ser um mero assistencialismo, mas precisa vir envolvida no Evangelho de Cristo, por meio do testemunho de fé, da exortação, ou do chamado à mudança de vida, de estudo, e do aprendizado na Palavra de Deus, para assim poder seguir no caminho da Salvação em Cristo Jesus, rumo à vida Eterna. Desta forma, nosso desafio maior como Igreja, seguindo a Missão do Plano de Ação e Metas da IECLB, é estar desenvolvendo a Diaconia em tempo integral na Associação Luterana Alvo, para os Bairros Jardim Novo Wenzel e Bom Sucesso, onde há muitos voluntários dando de seu tempo, dons e talentos à Obra maior de Cristo.
O Reino trazido por Cristo, portanto, não é lugar para conquistar “Status Social”. O Reino de Deus, iniciado com Cristo, é lugar onde pessoas cristãs servem ao próximo, doando sua vida em favor de que outras pessoas possam ter uma vida mais digna, não importando em ser o último, pois para Cristo, isto é ser primeiro. Servir a Cristo de forma integral é, pois, doar-se pelo próximo, sem esperar nada em troca, assim como Cristo, que esvaziou-se por nós, para nos dar a Salvação Eterna.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br