Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Aprender com Cristo

Senhas diárias

11/11/2021

SENHAS DIÁRIAS - 11.11.2021
Gênesis 3.6 – A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento.
Romanos 12.2 – Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
O relato da desobediência de Adão e Eva para com Deus nos mostra a realidade humana do desejo de autossuficiência. Fala também do desejo de se elevar ao nível de Deus. Querer ser igual ao Senhor e não depender dele para coisa alguma. Sabemos que isso é impossível, mas o desejo existe no coração da gente. Sempre vamos precisar da presença de Deus em nossa vida, para que ela tenha um rumo seguro de caminhada. O povo de Israel precisou disso ao longo de sua jornada até a terra prometida e ainda depois para que a vida acontecesse. Porém, o desejo de ser dono de seu nariz permaneceu no coração das pessoas. Assim como o relato do Gênesis atribui a Eva o início da desobediência e da busca por independência, que Adão assumiu prontamente, vemos que a história mostra essa mesma propensão e anseio por parte de todo e qualquer ser humano. Mantendo a compreensão bíblica, nós faríamos a mesma coisa, pois em nós está este desejo de sermos nossos próprios donos. A fruta seria bonita e apetitosa também aos nossos olhos. Ao longo do Antigo Testamento, e do relato da história de Israel, vemos Deus procurando reconduzir o povo aos seus caminhos e redirecionar, infrutiferamente, esse desejo de autossuficiência. É bom ter entendimento, isso não se discute. Mas é bom ter o entendimento de que não precisamos, e nem conseguimos, prescindir do Senhor nosso Deus. Ele tem o que necessitamos.
Paulo sabe deste desejo humano de ser independente e exorta a que os romanos se deixem modificar em seu jeito de ser a partir da ação de Jesus em suas vidas. O Senhor não é imprescindível. Ele é o que de melhor pode estar na vida da gente. A palavra de Cristo é certeza de vida com paz e bem, apesar das dificuldades inerentes ao viver diário que temos. Vamos nos aproximar do crucificado e ressurreto Jesus, para conhecer seus valores e seu jeito de viver para assim termos uma nova vida. É sob sua cruz que conheceremos a transformação que tanto nos fará sossegar sob sua mão. Ele só quer o nosso bem e não precisamos buscar viver sem sua presença. Mesmo porquê Ele não nos deixa sós. Está sempre caminhando conosco e nos levando sob seu cuidado. Podemos confiar e deixar que Ele transforme nosso jeito. Façamos assim. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65138

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br