Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Arrepender-se

Senhas diárias

09/11/2021

SENHAS DIÁRIAS - 09.11.2021
Salmo 51.17 – Tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
Lucas 15.21 – O filho disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!”
O ser humano é pecador, isto é, tem atitudes e ações que machucam pessoas, estragam a vida e isto é contra o que Deus propôs para a sua criação e para a convivência da humanidade. Os pecados que se comete fazem muito mal para pessoas, inclusive para quem os comete. Uma das coisas que pode mudar esta tendência ao mal, ao menos diminuir a intensidade e a frequência dos pecados, é o arrependimento. Ou seja, reconhecer que se fez algo que machucou alguém, e por isso ofendeu ao Senhor, e se propor a não repetir. Quem assim age tem a aprovação de Deus e Ele se alegra com estas atitudes, pois isso vai significar qualidade para as relações humanas que resultarão disso. O salmista expressa isso na presença do Senhor e, ao mesmo tempo, exorta sua comunidade a reconhecer o mal feito, bem como buscar mudar de atitude. Para nós é assim também. Tantas vezes fazemos o que não produz vida e precisamos reconhecer isso para mudar n osso jeito e nosso proceder.
O filho que volta para casa, vem arrependido e disposto a fazer algo para mostrar sua decisão. Ele reconhece que agiu muito errado e quer compensar o mal que causou também ao pai. Ao mesmo tempo, quer voltar a viver em paz com o pai, com a família. Ele sabe que com o pai a vida é tudo o que ele precisa. Sua primeira atitude é voltar e a segunda é reconhecer diante do pai que errou. Ele não quer mais repetir o erro e até se propõe a abdicar de seu privilégio de filho. Ser servo, empregado, vai fazer com que ele não tenha mais a possibilidade de cometer o mesmo erro. Na verdade ele está procurando proteger também a si próprio. O pai percebe a mudança e a decisão de fazer diferente. Porém, sua misericórdia já é anterior à fala do filho. Mesmo sem ouvir o filho falar, apenas pelo fato de voltar, o pai já o acolhe demonstrando graça e amor. A fala do filho apenas demonstrou que o pai estava certo em correr na sua direção. Isso também é para cada uma e cada um de nós. Cometemos erros e temos atitudes que constantemente fazem mal a pessoas. Precisamos nos autoavaliar e mudar onde for necessário o fazer. Deus se alegra quando fazemos isso. Isso se chama conversão. E não é apenas conhecer um pouco da palavra de Deus, mas agir conforme ela. Deus não rejeita quem age com arrependimento verdadeiro e que mostra isso com novas atitudes. Façamos assim. Reconheçamos onde não está legal o nosso proceder e mudemos nosso jeito. Faremos a realidade ser melhor ao nosso redor. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65115

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br