Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Em paz para a vida acontecer...

Senhas diárias

07/12/2021

SENHAS DIÁRIAS - 07.12.2021
Jeremias 10.12 – Pelo seu poder, o Senhor Deus fez a terra; com a sua sabedoria, ele criou o mundo e, com a sua inteligência, estendeu o céu como se fosse uma coberta.
Hebreus 11.3 – É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus.
A Bíblia apresenta Deus como o criador de tudo o que existe na terra e em todo o universo. Mesmo que conheçamos 0,0001 do que existe no universo, e posso estar sendo exagerado na quantidade de conhecimento, direcionamos para Deus a nossa fé na criação. Essa é uma afirmação bíblica que dá sentido para tudo, segundo os que acreditam nessa criação divina. Apesar de continuarmos com tantas perguntas e mistérios sobre a criação, nossa percepção e fé nos dizem que Deus é o criador. E a harmonia da natureza sugere uma mente lúcida por trás do que existe. Por seu lado, quem não acredita numa mente divina e criadora por trás de tudo, tem dificuldades e resistência em acolher tal ideia. Para quem não crê na criação pensada e calculada, tudo se originou de forma espontânea e evoluiu para o que temos hoje na terra e no universo. Da mesma forma, para estas pessoas há muitas perguntas e mistério sobre o surgimento e evolução do mundo. Sua percepção, no entanto, é de que o mundo existe por si mesmo, assim como para os crentes ele surgiu da ação da divindade. Perguntas e falta de respostas existem dos dois lados. Da mesma forma que respostas e muitas perguntas existem dos dois lados. Isso não é problema ou impedimento para que se viva em harmonia e se procure, de todas as formas, evoluir para uma humanidade cada vez mais fraterna e solidária entre si. Porém, as dificuldades surgem quando pessoas arrogantes e insensatas, de ambos os lados, assumem posturas de donos da verdade e querem impor uns aos outros a sua verdade como a única possível. Não há necessidade de qualquer pessoa se arrogar a única com a verdade, mas há necessidade de colocar sua verdade a serviço da humanidade. Quando isso se firma no horizonte de alguém, não importando se crê na criação divina ou na evolução espontânea, sua ação será sempre em favor da harmonização da vida na face da terra e no restante do universo. Se torna desnecessário o desejo de suplantar a percepção da outra pessoa e impor a sua. Se construímos juntos, e na mesma direção, não precisamos ter o mesma compreensão de tudo. Basta construir juntos e preservar a natureza que aí está, para o bem da humanidade, que também é natureza.
Os cristãos, de forma quase geral, bem como os demais criacionistas, têm por base a fé no Deus Criador e na ação de sua Palavra nesta criação. É o que o autor de Hebreus nos diz e quer nos ajudar nesta confiança. Isso, no entanto, não faz dos cristãos e dos criacionistas, pessoas melhores do que quem não acredita assim. Faz, isso sim, com que os cristãos se percebam com mais responsabilidade para a vivência fraterna entre as pessoas. Os cristãos, por base fundamental no pensamento e ação de Jesus, têm um chamado especial para a harmonia na terra. Esta fraternidade precisa existir independente do que se acredita no que diz respeito à criação ou existência da natureza na face da terra e no universo. A fé é que dá sentido para crer ou não no Deus Criador. E é ela, também, que nos chama à responsabilidade de viver segundo esta percepção de que tudo é consequência do amor de Deus. Nisso está incluída toda e qualquer pessoas que existe. Vivamos assim, sem preconceito, arrogância e insensatez. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 65493

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br