Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Humildade...

Senhas diárias

12/11/2021

SENHAS DIÁRIAS - 12.11.2021
Isaías 2.12 – Naquele dia, o Senhor Todo-Poderoso vai humilhar todos os orgulhosos e vaidosos, todos os que pensam que são importantes.
1.ª Pedro 5.5 – Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!”
A esperança de um novo tempo onde a maldade e o sofrimento não mais existiriam era a base de fé do povo de Israel ao longo de sua caminhada. Especialmente nos momentos de dificuldades promovidos pelas invasões de exércitos inimigos e de muitas mortes e sofrimentos com a escravidão em terras estranhas e a pobreza de quem ficou em Israel, esta esperança foi o sustentáculo da fé e da confiança do povo. A palavra do Senhor através do profeta aponta duas razões principais para haver tanta dor nas relações humanas, enquanto que a fraternidade é que deveria pautar estas relações e esta convivência. Isaías afirma que quando o Dia do Senhor acontecer, e seu Reino se estabelecer, Ele acabar com todo o orgulho e com toda a vaidade. Vemos aqui que Deus condena este tipo de vivência. Quem se firma no orgulho e na vaidade sempre vai causar o mal para seus semelhantes. O orgulho, o entender-se melhor que seus semelhantes, é que causa o preconceito, o racismo, o desprezo e um jeito maldoso de viver. É daí que vêm grande parte da desgraça sobre as relações humanas. A vaidade, por seu lado, é a causa da ostentação, do acúmulo de bens e riquezas, das fortunas gastas com superficialidades, das grandes mansões e propriedades que não têm a mínima base de razão segundo o Novo Testamento. A vaidade é a causa da pobreza mundial e isso está na mira de Deus, segundo o profeta Isaías. No seu Dia, o Senhor vai acabar com este jeito de viver.
É o que nos afirma, com outras palavras, o apóstolo Pedro. Ele fala que a base do Reino de Deus é a humildade e o serviço uns aos outros. O orgulho e a vaidade agridem a Deus, enquanto que a humildade exalta o verdadeiro coração de Deus. Jesus nos mostrou isso. A carta aos filipenses nos fala disso. O Cristo, mesmo sendo Deus, não deixou que isso o fizesse ser orgulhoso ou vaidoso e Ele desceu até nós. A humildade que Pedro fala, e que todo o Novo Testamento afirma, não é apenas uma atitude de relacionamento com as pessoas, mas também é, e nunca podemos separar as duas coisas, um jeito de usufruir de seus bens e posses em favor dos seus semelhantes. Deus é contra os orgulhosos, isto é, contra os que causam e contribuem mais e mais para a disparidade social entre a humanidade. A ostentação e o acúmulo de bens e fortunas só existem porque na outra ponta está faltando o mínimo necessário para tantos viverem com dignidade. Por isso Deus é bondoso com os humildes. Mas isso é um pensamento distante para a sociedade atual e que já vem através dos séculos. A palavra de Cristo permanece a mesma, mas a sua aplicação ficou no passado e se perdeu através dos séculos. Pensamos nisso para vivermos segundo Jesus, o Senhor. Ele é por nós e quer o nosso bem. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65151

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br