Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Quem pratica o bem...

Senhas diárias

14/09/2021

 SENHAS DIÁRIAS - 14.09.2021
Salmo 41.21 – Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades!
Mateus 5.7 – Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
Ao longo da Bíblia encontramos palavras que nos lembram a importância da misericórdia com os pobres, com os necessitados, e a recompensa ligada a estes gestos e atitudes de cuidado com estas pessoas carentes. Deus gosta de atitudes que reconheçam as necessidades alheias e procurem minimizar sofrimentos, fome, sede, abrigo e outras carências. Deus gosta mais ainda quando vê pessoas que poderiam acumular riquezas, mas não fazem e colocam o que sobeja à disposição dos carentes. Porém, são tão poucas pessoas que assim agem. A ajuda aos carentes tem recompensa por parte de Deus. Mas não é uma recompensa imediata. Não é assim que damos algo para um pobre e logo vem algo para nós. Deus não age desta maneira. Ele nos ajuda a perceber, através das escrituras, que a recompensa está vinculada à necessidade da mesma. Isto é, as pessoas que ajudam os pobres serão ajudadas por Deus quando estiverem precisando de ajuda. Deus não vai aumentar a riqueza de alguém que ajudou um carente só para que esta pessoa tenha mais ainda. Quando ela precisar de algo, será atendida por Deus. Enquanto não precisar de ajuda, não há necessidade de receber recompensa de Deus. É o que o salmista nos diz: Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor os ajudará quando estiverem em dificuldades.
Jesus tem esta mesma compreensão e a repassa para seus discípulos e seus ouvintes. Ele afirma que as pessoas misericordiosas terão a misericórdia de Deus. Da mesma forma, que o salmista, também Jesus repassa esta compreensão de que quando for necessário, esta pessoa também receberá a misericórdia de Deus em sua vida. Portanto, não podemos entender que fazer algum bem a pessoas carentes receberá automaticamente outro bem de volta. Fazemos o bem por amor a Deus e ao nosso próximo, que são os mandamentos fundamentais de nossa caminhada de vida. Não fazemos para receber algo em troca. Assim, a recompensa vem quando a mesma for necessária. Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas, quando houver necessidade de mesma. Façamos o bem! Não nos cansemos de realizar o bem. O Senhor cuidará de nós quando necessitarmos. Tenhamos a confiança que alimentar ou cuidar de algum carente não vai nos tirar o necessário para nossa própria vida. Não ficaremos necessitados por ajudar alguém que precisa. O Senhor é por nós. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64290

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br