Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Trabalhar e evangelizar...

Senhas diárias

09/09/2021

SENHAS DIÁRIAS - 09.09.2021
Ageu 2.4 – Coragem, toda a gente deste país! Trabalhem todos, pois eu, o Senhor Todo-Poderoso, estou com vocês.
1.ª Coríntios 3.9 – O apóstolo Paulo escreve: Nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus.
O exército persa havia vencido o exército babilônico e tomado o poder sobre uma grande parte da Ásia, do norte da Africa e o estendeu sobre parte da Macedônia e Grécia. O rei Dario assumiu o poder alguns anos depois. Ele organizou o império e começou a facilitar a vida dos povos conquistados, permitindo sua autodeterminação em termos de governo e religião. Precisou acabar com inúmeras revoltas que estavam acontecendo por todo o império. Conseguiu. Entre os conquistados estava Israel que já havia passado pelas mãos do assírios e dos babilônios. Judá tinha um governo próprio e se mantinha, sempre pagando tributo ao império. O profeta Ageu viveu neste tempo de Dario e animou o povo de Judá a reconstruir o templo para que o culto a Javé voltasse a ter seu lugar central. O povo animou-se e recebeu a promessa de Deus de que podiam trabalhar, tanto para manter a terra e sua produção, como para reconstruir o templo, que o Senhor estaria com eles. Isso foi aos poucos acontecendo. Sabemos que os muros da cidade de Jerusalém foram reconstruídos alguns anos depois, com a vinda de Neemias e Esdras para a região, liberados pelo rei Artaxerxes. O profeta Ageu exorta a que o povo pare de roubar e enganar seus semelhantes e passe a fazer o que é certo. Devem trabalhar para seu sustento e vida, bem como para honrar a Deus com um novo espaço de culto e fé.
Paulo escreve aos coríntios e os exorta a perceberem que todos são parceiros no serviço a Deus. Ninguém é mais importante que ninguém. Todos estão na mesma caminhada, procurando fazer o que constrói para o Reino de Deus. Nós somos companheiros de trabalho no serviço a Deus, diz Paulo. Não não se refere apenas ao ministério de evangelização e anúncio da Palavra de Jesus, sua morte e ressurreição, o que nos trouxe perdão e salvação. Ele se refere também ao trabalho do dia a dia para conseguir o sustento e manter a vida das pessoas. O serviço a Deus não é só aquele que é realizado no templo, na igreja, através de ministras e ministros. O serviço a Deus engloba toda a dimensão da vida diária. Por isso, somos companheiras e companheiros nesta caminhada. Precisamos trabalhar, para o sustento e o progresso da nação, bem como anunciar o amor de Deus sobre a humanidade através de Cristo Jesus. Tanto o trabalho diário como o anúncio da palavra de Deus são necessários para que a vida aconteça e se estabeleça cada vez mais em nosso dia a dia. Precisamos agir desta forma. Vamos servir a Deus assim e fazer sua vontade que é o bem da humanidade, bem como sua salvação eterna. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64239

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br